Chegou ao fim uma das mais impressionantes etapas da história da WSL, o Pe’ahi Challenge 2017. Esta etapa do Big Wave Tour da WSL tinha dois surfistas portugueses presentes, João Macedo e Alex Botelho. O segundo, Alex, estava na prova como alternate mas, ao contrário do que aconteceu em Puerto Escondido, o algarvio não conseguiu transformar a sua deslocação numa final. De facto Botelho não chegou a vestir a lycra de competição pois acabou por não surgir qualquer vaga.
Já João Macedo tinha a sua vaga garantida e não deixou de apanhar umas “bombas” no seu heat. Alguns competidores apostaram nas esquerdas, algo que não se vê muito em Pe’ahi. Mas a estratégia de João foi ficar na direita e apanhar várias e foi o que fez. Infelizmente as suas ondas, apesar de serem monstruosas, não foram tão fortes como as de Lucas Chianca, Jamie Mitchell e Albee Layer, e no final foi eliminado a precisar de apenas 4.08.
O momento alto do Pe’ahi Challenge foi a segunda meia-final, que foi possivelmente o melhor heat da história do Big Wave Tour. Tudo começou com um tubo curto mas gigante de Kai Lenny, cedo no heat, o que lhe deu uma nota de 9.27. Pouco depois o australiano Ryan Hipwood fez um tubo melhor e recebeu uma justa nota 10. Quando o havaiano Ian Walsh também passou por dentro de uma “caverna”, mais profunda e numa onda maior que as dos seus adversários, também levou uma nota 10, na falta de notas 12 na escala. Até Lucas Chianca e Albee Layer fizeram bom surf nesse heat, que seria suficiente para terem ganho a primeira bateria, mas nesta seriam eliminados.
A final não foi tão impressionante mas o surfista que esteve em destaque durante todo o evento, Ian Walsh, venceu. o bicampeão da prova, Billy Kemper, foi segundo, seguido de Makuakai Rothman, Kai Lenny, Greg Long e Ryan Hipwood.
No dia seguinte realizou-se também a versão feminina do Pe’ahi Challenge, uma prova que tinha uma surfista europeia presente, Justine Dupont. A francesa atirou-se muito mas não conseguiu melhor que o 3º lugar, enquanto que Paige Alms venceu, Keala Kennelly ficou em 2º lugar, Bianca Valenti em 4º, Andrea Moller em 5º e Felicity Palmateer em 6º lugar.
Comentários