O Hawaiian Pro, primeira etapa da Triple Crown of Surfing, arrancou com ondas bastante fracas e quando voltou, quase uma semana depois, não estavam melhores.

O mar rondava os dois metros nos maiores sets, com forte vento on-shore, mais uma vez lembrando um beach break brasileiro que uma onda de nível mundial. Mas havia boas secções para manobrar apesar de no primeiro heat nenhum surfista ter conseguido quebrar a média dos 10 pontos pelas duas melhores ondas.

Em prova estariam ambos os surfistas portugueses que têm pontos suficientes para competir nesta prova, Frederico Morais, no heat 5 contra Yago Dora, Dion Atkinson e Dusty Payne, e Vasco Ribeiro no 12º, contra Sebastian Zietz, William Cardoso e Cam Richards.

A primeira onda forte do heat 5 foi de Frederico Morais, nos minutos iniciais. Kikas começou com um carve no outside, seguido com um floater a projectar muita água e uma finalização poderosa, para abri com uma onda de 7.67.

Foi também o português quem fez o primeiro back up sólido, conseguido com uma batida no lip e um reentry numa secção pesada no inside, para conseguir a nota de 6.17 e deixar os seus adversários combinados. A 10 minutos do fim Yago Dora, que já contava uma nota de 4.67, a terceira melhor do heat até aí, apanhou uma boa esquerda em que conseguiu dar várias batidas e rasgadas, para reforçar o seu segundo lugar com uma nota de 6.9.

A este ponto Yago precisava de 7.73 para primeiro enquanto que Dusty e Dion precisavam 7.73 e 5.74 respectivamente para segundo. Atkinson chegou a atacar o segundo lugar, passando para a vaga de qualificação temporariamente, mas Dora conseguiu recuperar, conseguindo a qualificação atrás do português, que venceu o heat com destaque!

Acompanha o heat de Vasco Ribeiro dentro de horas em directo AQUI!

Heats com surfistas portugueses:
Round 3
Heat 11 | Sebastian Zietz x William Cardoso x Cam Richards x Vasco Ribeiro

Round 4
Heat 3 | Frederico Morais x Victor Bernardo x Miguel Pupo x John John Florence

Comentários

Os comentários estão fechados.