Como previsto nos dias antes do evento, o MEO Rip Curl Pro Portugal arrancou logo no primeiro dia. À chegada à praia era visível que havia bastante swell, com sets a rondar os dois metros, mas a falta de vento não permitia aquelas condições clássicas de Supertubos que todos esperavam.
Apesar disso a prova começou cedo com o primeiro heat do round 1. Mesmo sem condições clássicas, o primeiro heat teve alguns tubos, mas foi com carves que o wildcard Ryan Callinan bateu Owen Wright e Ezekiel Lau numa batalha de notas baixas. Jordy Smith fez um bom tubo de backside bem controlado venceu a segunda bateria e logo de seguida havia cores nacionais na água.
Frederico Morais tinha dois adversários bem familiares, o seu companheiro de equipa, Ítalo Ferreira, e outro power surfer brasileiro, Wiggolly Dantas. Kikas foi o primeiro a fazer ondas, mas nos primeiros minutos nenhum dos competidores conseguiu fazer notas acima dos 2 pontos. Ferreira e Morais conseguiram quebrar a barreira dos 2 pontos com ondas com algumas manobras fortes mas a primeira nota com potencial de ser um keeper foi feita por Ferreira, com um “batidão” de backside e um reentry forte, para receber 5.17 e deixar Morais a precisar de 4.68 e Dantas, que ainda não tinha feito qualquer onda, de 7.84.
A menos de 10 minutos do fim Ítalo melhorou a sua posição com uma nota de 5.17 graças a um reverse voador numa secção pesada, aumentando a fasquia para o português para 7.77 pontos. Infelizmente a situação não mudou até ao fim da bateria e Frederico, juntamente com Wiggolly, caiu para o round 2.
Acompanha toda a acção em directo AQUI!
Heats (por realizar) do round 1
Heat 4: Julian Wilson, Connor O’Leary, Vasco Ribeiro
Heat 5: Filipe Toledo, Tomas Hermes, Miguel Blanco
Heat 6: Gabriel Medina, Patrick Gudauskas, Samuel Pupo
Heat 7: Wade Carmichael, Adrian Buchan, Miguel Pupo
Heat 8: Conner Coffin, Griffin Colapinto, Joan Duru
Heat 9: Kolohe Andino, Jeremy Flores, Ian Gouveia
Heat 10: Willian Cardoso, Sebastian Zietz, Jesse Mendes
Heat 11: Kanoa Igarashi, Adriano de Souza, Matt Wilkinson
Heat 12: Michel Bourez, Michael Rodrigues, Michael February
Comentários