Havia pouca esperança de avançar com o Allianz Cascais Pro neste segundo dia de prova devido à previsão de muita chuva e vento. Mas à chegada ao Guincho a organização, competidores e público em geral foram surpreendidos por condições bastante semelhantes às do primeiro dia.

No entanto, apesar de se ver boas ondas até metro e meio (nos sets) a quebrar com regularidade, a corrente não facilitou a vida das competidores dos primeiros heats do dia. A remada para o pico não estava fácil e as meninas tiveram muitas dificuldades em chegar ao outside. As baterias foram definidas praticamente pela melhor onda de cada surfista uma vez que o regresso ao line up implicava sair da água e voltar a pé para o início da praia, o que fez com que a maior parte do tempo das baterias fosse passado neste processo. Isso não impediu que ambas as candidatas ao título avançassem para as meias finais sem grandes dificuldades tal como praticamente todas a surfistas melhor rankeadas.

Quando terminaram os quartos de final femininos foi a vez dos homens entrarem na água, também com os quartos de final. Mesmo eles tiveram algumas dificuldades em posicionar-se no meio de tanta corrente mas muito rapidamente começou a ver-se muito bom surf. Eduardo Fernandes surgiu nesta etapa com um ar mais focado que em qualquer outro campeonato este ano e venceu o primeiro heat desta fase derrotando Marlon Lipke (2º), Ruben Gonzalez (3º) e Pedro Coelho (4º).

De seguida realizou-se o heat que quase certamente decidiria o título da Liga MOCHE. Frederico Morais apenas precisava de ficar em terceiro lugar na bateria para garantir o título e com o surf que se tinha visto até aqui estava patente que era praticamente impossível que não fizesse o resultado que precisava. E como seria de esperar ao fim de alguns minutos o título estava praticamente garantido graças, novamente, a algumas batidas fortes de backside. Frederico acabou o heat mais a norte da praia e quando chegou ao lado do “Muxacho” tinha o seu grupo de amigos e família munidos de champanhe para festejar este muito merecido título.

Outro surfista do Guincho, Zé Ferreira, também avançou com facilidade, mas no seu caso investiu mais nas direitas onde conseguiu bons scores com algumas rasgadas. As surpresas estavam reservadas para os últimos dois heats e Guilherme Ferreira conseguiu aqui o seu melhor resultado até então na Liga, ao passar para os quartos de final man-on-man atrás de Nicolau Von Rupp, eliminando Luís Eyre e Tomás Fernandes.

Logo a seguir Vasco Ribeiro abriu com uma boa onda que lhe deu 7.5 pontos mas teve alguma dificuldade em conseguir um back up. Enquanto isso o galego Gony Zubizarreta fazia um heat incrível com o seu surf de WQS, e Miguel Blanco, que uma hora antes ainda estava na disputa pelo título, também conseguia duas ondas fortes. Vasco arriscou bastante em algumas ondas mas não conseguiu completá-las e acabou por perder em terceiro lugar, com Filipe Jervis em quarto.

Seguiram-se os quartos de final man-on-man onde Zé Ferreira e Eduardo Fernandes fizeram uma das disputas mais equilibradas do campeonato. No final Zé foi mais forte e venceu, mas por muito pouco. Logo de seguida esperava-se que o novo campeão da Liga vencesse novamente mas Marlon Lipke tinha outro resultado em mente. Quando apanhou uma boa onda esquerda encheu-a de potentíssimos carves, desde o outside até ao inside, deixando Morais a precisar de uma nota forte que nunca apareceu.

Já as outras meias finais foram menos surpreendentes, Nicolau Von Rupp repetiu a dose de Marlon Lipke com alguns carves e ainda um tubo e derrotou Miguel Blanco que estava em menor sintonia com as ondas. Enquanto isso Gony Zubizarreta fez do melhor surf desta fase e eliminou Guilherme Fonseca.

Assim ficaram definidas as meias finais man-on-man masculinas e as meias finais de quatro surfistas femininas, onde ainda há um título na disputa entre Teresa Bonvalot e Carina Duarte. O útlimo dia de prova do Allianz Cascais Pro terá início a partir das 11 horas de amanhã na praia do Guincho. Acompanha tudo em directo AQUI!

 

Comentários

Os comentários estão fechados.