Quase dois anos depois de William Aliotti ter vencido a edição anterior do Capítulo Perfeito, na Nazaré, o evento voltou à Linha do Estoril, mais especificamente a Carcavelos, local onde se realizou pela terceira vez.

Os competidores desta prova tinha sido decididos meses antes mas bem perto do arranque houve algumas alterações. Alex Botelho sofreu um acidente grave  durante o Nazare Tow Surfing Challenge Presented by Jogos Santa Casa, o que o deixou fora deste evento, sendo substituído por Filipe Jervis. Clay Marzo, um dos convidados mais conhecidos a nível internacional também não esteve presente, tal como William Allioti e Lucas Chumbo, que acabaram por ser substituídos por Kiron Jabour, Pedro Calado e Anthony Walsh.

As ondas rondavam os dois metros, com sets maiores e o vento off shore prometia grandes tubos mas era um dia típico de Carcavelos, onde se vê muitas ondas com pouco potencial e algumas “pérolas perdidas” com potencial de fazer notas excelentes. Um dos primeiros a “capturar” uma das bombas do dia foi Nicolau Von Rupp, no quarto heat do round 1.

No primeiro heat da repescagem aconteceram as primeiras surpresas, como foi o caso de Afonso Antunes, um surfista que é reconhecido como um dos grandes nomes da nova geração portuguesa mas ainda não tinha mostrado as suas verdadeiras capacidades como tube rider. Até que no heat contra Tiago Pires, que venceu em 2012 nos Supertubos, e Miguel Blanco, o bicampeão nacional, fez bons tubos para ambos os lados para passar atrás de Kiron Jabour e eliminar Tiago e Miguel. Na bateria seguinte também Bruno Santos, que venceu a prova em 2015, foi vítima da maré vazia, que fez com que as ondas fechassem mais, sendo eliminado juntamente com João Guedes por Pedro Boonman e João Moreira.

Durante os quartos de final previa-se que a prova fosse parar pelo facto da maré estar a ficar muito vazia mas o que é certo é que as ondas aumentaram e melhoraram e quem aproveitou bem foi Cory Lopez, que venceu o seu heat depois de fazer bons tubos para a esquerda. Na bateria seguinte Nicolau Von Rupp abriu com outro grande tubo, mostrando que era um dos grandes favoritos à vitória. Depois de fezer o seu back up o surfista da Praia Grande optou por sair da água, de modo a conservar energia para as baterias seguintes.

Aritz Aranburu dominou a primeira meia final, enquanto que nos segundos finais o norte-americano Balaram Stack passou para segundo lugar, eliminando Pedro Calado e Pedro Scooby. Na segunda meia final, como já se esperava, Nicolau mostrou novamente o seu faro apurado para tubos, abrindo com uma nota de 6 pontos e não olhando mais para trás, trazendo consigo para a final o australiano Anthony Walsh.

Já final foi dominada por Anthony Walsh graças a um incrível tubo para a direita, de backside. Nicolau Von Rupp tinha sido o surfista do evento até aí e lutou muito pela vitória mas acabou em segundo lugar, seguido de Aranburu e Stack.

Comentários

Os comentários estão fechados.