Começou bem cedo o primeiro dia do French Rendez-Vous of Surfing, um Special Event da WSL inserido na Euro Cup of Surfing. Eram 4 os surfistas portugueses em prova nesta etapa realizada em Chambres D’Amour, Anglet, mas nenhum teve sucesso na primeira fase.
Vasco Ribeiro e Frederico Morais tinham mais um confronto marcado nesta mas havia ainda mais um surfista de nível internacional, Leonardo Fioravanti, nesta bateria que abriu o round 1 masculino. As ondas rondavam meio metro, com boa formação mas poucas oportunidades de pontuar em secções mais verticais. Leo apanhou duas das melhores ondas cedo na bateria e deixou os portugueses a “correr atrás do prejuízo”. Morais ocupou a segunda posição durante algum tempo mas Vasco acabou por o superar, passando-lhe à frente com os seus snaps potentes. No entanto ambos caíram para a repescagem, onde terão adversários de peso. As condições estavam tão difíceis que Ítalo Ferreira, o campeão mundial em título, também caiu para a repescagem, tendo sido superado pelo tahitiano Kauli Vaast. A derrota de Ferreira garante-lhe um super heat com um adversário que bem conhece, Frederico Morais, na segunda bateria do round 2.
A prova feminina, que até começou antes da masculina, tinha como representantes lusas Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, que também não tiveram muito sucesso. Entre as duas foi Yolanda quem esteve mais próxima de avançar, mas mesmo assim ficou 2 pontos atrás de Pauline Ado. Teresa esteve mais “adormecida” no seu heat, ficando bastante tempo a aguardar pelas suas ondas e não conseguindo “capitalizar” quando estas chegaram. Bonvalot e Hopkins têm competido muito uma contra a outra ao longo dos tempos, incluindo no fim de semana passado, quando a surfista de Cascais eliminou a algarvia na Liga MEO Surf para se sagrar campeã nacional pela 3ª vez. Foi uma bateria em que Yolanda se sentiu injustiçada pelas notas, publicando inclusivamente um post no instagram onde comentou que teria perdido “confiança no surf português”. No round 2 as duas terão mais uma oportunidade de se defrontar, desta vez no “palco internacional”. A bateria será a 4ª do round 2.
Acompanha a evolução desta prova AQUI!
Heats com portugueses
Prova feminina
Round 2
Heat 4 | Yolanda Sequeira x Teresa Bonvalot
Prova masculina
Round 2
Heat 1 | Vasco Ribeiro x Maxime Huscenot
Heat 2 | Ítalo Ferreira x Frederico Morais
Comentários