Chegou ao fim, e não só para os surfistas portugueses, o French Rendez-Vous of Surfing, prova Special Event da WSL realizada em Anglet, França. Os quatro portugueses em prova caíram para a fase de repescagem (notícia completa AQUI), mas nem todos ficaram por aí.

Primeiro na água esteve a categoria feminina, que no round 2 tinha uma bateria muito esperada, Yolanda Hopkins VS Teresa Bonvalot. Foi mais um grande confronto entre duas surfistas em grande forma e, apesar de Hopkins ter “contas para acertar” depois da recente disputa etapa da Liga MEO Surf no Porto, Bonvalot voltou a sobressair com o seu surf de frontside, para garantir uma vaga nos quartos de final.

Seguiu-se o round 2 da prova masculina, que abriu com um heat entre amigos, companheiros de equipa e ex-campeões mundiais, Vasco Ribeiro VS Maxime Huscenot. “Max” surfou bem mas Vasco estava imparável. Já a liderar o heat apanhou uma boa esquerda e alguns “batidões” mais tarde garantia uma nota de 9 pontos e uma vitória destacada. No heat seguinte estava Frederico Morais que tinha um adversário de peso pela frente, Ítalo Ferreira. Morais já bateu Ítalo no passado mas, nestas condições, o favoritismo do brasileiro era inegável. Mesmo assim Frederico fez um excelente trabalho em se manter na disputa. Kikas surfou muito bem uma pequena direita para conseguiu uma nota sólida, ficando o resto do heat a aguardar por outra onda com potencial de despachar o número 1 do mundo. Infelizmente a oportunidade não apareceu e o português foi eliminado.

As condições começaram a deteriorar-se rapidamente, quando o evento voltou à prova feminina. O último heat dos quartos de final tinha uma repetição da final da prova de Pantin, Pauline Ado VS Teresa Bonvalot. Foi uma bateria onde nenhuma das duas conseguiu mostrar o seu melhor surf, sendo decidido por quem apanhou uma onda menos má que a sua adversária e desta vez a vitória sorriu a Ado, que deixou Bonvalot a precisar de uma nota de 3.97.

Nos quartos de final masculinos a história do heat de Teresa repetiu-se no confronto entre Vasco Ribeiro e Leonardo Fioravanti. O surf destes dois europeus foi semelhante mas Leo apanhou duas ondas com secções, enquanto que Vasco apanhou apenas uma e foi eliminado a precisar de uma nota de 4.44. Logo de seguida Ítalo Ferreira ficou muito perto de ser eliminado por Kauli Vaast, virando o heat apenas na última onda. Em ondas cada vez piores Kanoa Igarashi foi eliminado por Andy Criere e Michel Bourez superou Gatien Delaheye por apenas 0.1 antes da prova entrar on hold por algum tempo.

As finais acabaram por ser vencidas pelos cabeças de série. Ítalo Ferreira bateu Andy Criere na final masculina enquanto que Johanne Defay acabou na frente de Vahine Fierro.

Comentários

Os comentários estão fechados.