Terminou há pouco o Airwalk Lacanau Pro Junior, e na final esteve o português Vasco Ribeiro assim como, na final feminina, a portuguesa Carina Duarte. Estes nossos juniores ficaram em segundo e terceiro respectivamente.

O último dia de competição começou cedo e do lado masculino tínhamos ainda três nomes em prova. Logo no primeiro heat dos quartos de final estava João Kopke que batalhou que nem um verdadeiro mouro pelo segundo lugar para conseguir uma vaga nas meias finais, uma vez que o primeiro estava mais do que na mão do japonês Hiroto Arai.

A um minuto do fim, Kopke necessitava de uma nota de 6.68 para conseguir roubar o lugar a Dyaln Lightfoot mas acabou por receber um 6.03, não conseguindo infelizmente alcançar as meias finais. Mas fica o aviso que não deverá faltar muito para o surfista de Carcavelos fazer uma final neste circuito Pro Junior Europeu…

Seguiu-se Vasco Ribeiro que não teve dificuldade em passar passar para as meias-finas e, logo de seguida, entrou e, infelizmente, tombou, o último português neste round, Guilherme Fonseca, que teve em Lacanau uma grande prestação e deu a certeza que não faltará muito mais para conseguir vingar mais a sua posição nos lugares cimeiros do surf júnior europeu.

Ficávamos então apenas com Vasco Ribeiro em prova, logo com apenas uma esperança de ver a bandeira portuguesa no primeiro lugar. Na sua meia-final, Soli Bailey dominou enquanto Vasco e Hiroto Arai batalharam pelo segundo lugar, com o japonês a marcar o português quando faltavam cinco minutos. Vasco precisava de uma nota de cerca de cinco pontos e mostrou que não só a sua competitividade é superior à do japonês, fugindo facilmente à marcação para se posicionar com prioridade para uma esquerda, como mostrou que o seu surf é dos melhores da Europa, encaixando três pauladas com muita água no ar de backside e recebendo um justíssimo 5.87. Ribeiro garantia assim a presença na grande final e o objetivo era apenas um, a vitória.

Na final, Vasco Ribeiro defrontou Soli Bailey, Lucas Silveira e Naxto Gonzalez. Com uma maré muito vazia e ondas de cerca de meio metro, as condições eram para lá de fáceis. Mas o português começou muito bem, encontrando uma direita que lhe permitiu, depois de algumas manobras, encaixar um bom reentry no quebra coco onde os seus adversários teimavam em cair, e recebendo um 6.67.

Natxo encontrou uma direita uns minutos mais tarde onde encaixou várias pauladas e rasgadas de backside, recebendo a nota mais alta da final, um 7.17. A este juntou o 4.83 que tinha conseguido na onda anterior e deixou o português a necessitar de uma nota de 5.34 para conseguir a vitória. Neste momento, Luvas Silveira necessitava de um 9.00 e o australiano Soli Bailey de uma combinação de duas ondas. Estes dois surfistas passaram toda a final sem encontrar as raras ondas com potencial acabando em terceiro e quarto lugar respectivamente.

Entretanto, Ribeiro e o basco batalhavam pelo primeiro lugar. O basco não largou Vasco e o português não conseguiu encontrar mais nenhuma onda com potencial para fazer a nota que necessitava. No final da bateria o nosso grande júnior estava visivelmente chateado por não ter trazido a vitória, largando algumas chapadas na prancha mas este não deixou de ser um grande resultado para o português que junta assim este segundo a um quinto lugar como os seus dois melhores resultados. De relembrar que tem ainda as etapas mais valiosas pela frente (uma de três estrelas e duas de duas estrelas).

Já no feminino, Carina Duarte chegou à final onde defrontou Cannelle Bulard, Kim Vateau e Johanne Defay. A final foi realizada antes da dos homens e as condições eram também muito difíceis. Defay não deu hipóteses a nenhuma das suas adversárias encontrando as melhores ondas e surfando-as a condizer. Carina acabou assim em terceiro lugar o que não deixa de ser um grande resultado!

O circuito Pro Junior Euorpeu regressará agora de 11 a 15 de Setembro para a etapa mais valiosa, o Gran Canaria Santa Pro Junior.

Parabéns Vasco e Carina!!!

 

Comentários

Os comentários estão fechados.