Como se deve reanimar um surfista afogado?

publicado há 4 anos por 0

Drowned-surf-reanimation

O afogamento de Maya Gabeira na Nazarécorreu o mundo inteiro mas felizmente todo este episódio teve um desfecho sem consequências graves. Sempre que há episódios deste nível, há muito a aprender e discutir, e um dos temas de discussão é a forma de como salvar uma vítima de afogamento.

Depois de transportada para a areia, Maya Gabeira foi reanimada até ser levada para o hospital onde recebeu todos os restantes devidos cuidados médicos. Carlos Burle foi não só a pessoa que tirou Gabeira da água como quem lhe aplicou reanimação cardiopulmonar (CPR), entre outras técnicas, para salvar a vida da brasileira.

Em entrevista à TVI, um vídeo que podes ver abaixo, Burle conta que tirou um curso de reanimação no Hawaii onde aprendeu que não se faz mais reanimação boca-a-boca. Foi este frase de Burle que alertou Andrew Schimdt, director do Lifeguards Without Borders. Schimdt, que é o primeiro a considerar Burle um herói por ter salvo a vida a Gabeira, decidiu fazer um vídeo (que podes também ver no final) onde explica como proceder para salvar uma vítima de afogamento, procedimento esse que deve incluir respiração boca-a-boca, ou uma técnica semelhante, exactamente por ser uma vítima de afogamento, além do CPR.

A razão é a seguinte: se um adulto está a ter um ataque cardíaco, o sangue não está a ser bombeado para o corpo. Assim, a reanimação cardiopulmonar, através das compressões aplicadas, está a ajudar a que o coração bombeie sangue para todo o corpo.

Já num afogamento a situação é diferente. Num caso de afogamento, a principal causa de lesão ou morte é a falta de oxigénio no sangue, logo o objectivo primordial é providenciar oxigénio à vítima. Ao fazer CPR sem dar oxigénio à vítima, estamos a bombear sangue sem oxigénio para o corpo.

É por isso que Andrew Schimdt, assim como várias entidades médicas, defendem que a reanimação cardiovasuclar no caso de afogamentos tem de ser feita com ventilação para garantir que se está a oxigenar o sangue. Respiração boca a boca ou uma bomba especial para o efeito são duas das opções em momentos de crise.

Vê o vídeo lançado pela Lifeguards Without Borders juntamente com a European Association of Surfing Doctors com o qual Scmidt pretende ajudar a educar todos os interessados (onde se incluem todos os que façam surf) em saber como ajudar uma vítima de afogamento.

YouTube Preview Image

(vídeo do salvamento de Maya Gabeira da TVI)

YouTube Preview Image

 

Comentários