O Renault Porto Pro, a terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf, principal competição de surf em Portugal e onde se disputam os títulos máximos da modalidade, tem call marcado para as 7h00 desta sexta-feira, na praia de Matosinhos, com especial destaque para o regresso à competição de nomes sonantes como José Ferreira, vice-campeão nacional 2016, Justin Mujica, campeão nacional 2010, Francisco Carvalho, um dos surfistas históricos do Porto da “Geração dos Esperanças”, assim como Camilla Kemp, campeã nacional em título, e Carol Henrique, campeã nacional em 2016 e 2017. Junta-se ainda o surfista e ator Tiago Teotónio Pereira, a convite da Renault Portugal, Naming Sponsor do evento.

José Ferreira, vice-campeão nacional de 2016
“O que motivou a minha presença no Renault Porto Pro foram duas coisas: primeiro porque vamos expandir a Wave by Wave para Gaia. Tenho passado muito tempo no Norte, por isso vai ser um misto de competição e trabalho. Depois, também pesaram as saudades que tenho de todos os meus amigos do surf e deste ambiente que se vive na Liga MEO Surf. O que podem esperar de mim é abraços e sorrisos, pois não tenho expectativa competitiva. Não tenho treinado muito, pois a minha energia está toda colocada em termos profissionais, no meu projeto. Essencialmente, vou querer desfrutar a presença nesta etapa junto dos meus amigos”

Esta será também a prova onde Miguel Blanco regressa ao estatuto de licra Santander assim como Yolanda Sequeira, que se estreia nesta posição de liderança do Santander Ranking feminino.

Destaques Quadro Masculino:
H5:
Marlon Lipke x Paco Peruzzo x Santiago Graça x Francisco Carvalho
H11: Guilherme Fonseca x Tomás Nunes x David Almeida x José Ferreira
H12: Francisco Alves x Joaquim Chaves x Pedro Coelho x Justin Mujica
H13: Pedro Henrique x José Champalimaud x Miguel Marinho x Tiago Teotónio Pereira

Destaques Quadro Feminino:
H3:
Yolanda Sequeira x Beatriz Carvalho x Carol Henrique x a definir
H5: Camilla Kemp x Mariana Brandão x Mafalda Lopes x Ana Lima

Tiago Teotónio Pereira, wildcard do Renault Porto Pro
“É engraçado porque quando competia na juventude não gostava muito de fazê-lo. No entanto, aqui tenho um espírito diferente, uma vez que vou para conviver e reviver amigos que continuam a surfar com grande qualidade. As expectativas que tenho para o Renault Porto Pro são as de aproveitar ao máximo a oportunidade, porque a Liga MEO Surf está cada vez com melhor estrutura. Gostava também de tentar passar um heat, o que é muito difícil pois estamos a falar de etapas com o nível de um campeonato do WQS [circuito mundial de qualificação da WSL]”.

Ao nível das condições as previsões apontam para um arranque com ondas de qualidade no palco principal, permitindo um início de competição cedo na sexta-feira, mantendo-se uma boa expectativa para sábado.

Pedro Monteiro, diretor de prova Liga MEO Surf
“As expectativas em termos de ondas para este campeonato são boas e as provisões apontam para que entrem ondas de qualidade. Na sexta-feira, dia em que começa o campeonato, vai entrar uma ondulação forte, que se estende para sábado. Isso dá-nos garantia para fazer a prova na Praia Internacional nesses dois dias. Depois vamos tentar gerir a situação ao longo do campeonato, consoante o que o mar nos oferecer no domingo, tendo já vários cenários que podemos colocar em prática”.

João Guedes, embaixador do surf do Norte e campeão nacional de 2009
“Esta etapa da Liga MEO Surf no Porto faz todo o sentido e é já praticamente uma paragem obrigatória. A expectativa para este ano é alta, pois vai haver ondas de qualidade e os fundos também parecem estar bons. Matosinhos é uma das ondas mais consistentes porque há surf em qualquer tipo de condições. Matosinhos é o berço do surf no Norte e é uma pena se as obras previstas acabarem com esta onda. Só o facto de termos a Liga MEO Surf aqui demonstra a importância destas ondas e desta praia para o surf norte e para o surf nacional. Isso é algo que deveria ser tido em conta por todos”.

Inserido na programação de eventos locais do Wave Series 2019, o Renault Porto Pro contará ainda com iniciativas laterais de fotografia da Canon, limpezas de praia da Fundação Altice e atividades de biodiversidade e proteção dos oceanos promovidas pelo Grupo Jerónimo Martins.

Agenda Renault Porto Pro:
1º dia – Sexta-feira, 17 de Maio
7h00 –  Call primeiro dia de competição (masculino e feminino)
9h00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo (sujeito a confirmação)
09h30 – Fundação Altice: limpezas de praia (escolas e instituições do Porto)
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos

2º dia – Sábado, 18 de Maio
07h00 – Call segundo dia de competição (por confirmar)
9h00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo (sujeito a confirmação)
10h00 – Fundação Alice: limpezas de praia (voluntários)
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos
16h00 – Somersby Sunset Party

3º dia – Domingo, 19 de Maio
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
9h00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo (sujeito a confirmação)
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos
13h00 – Renault: Expression Session (por confirmar)
14h30 – Finais do Renault Porto Pro (por confirmar)
15h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Renault Porto Pro (por confirmar)

Em termos de troféus laterais, acrescem a luta pela melhor manobra na Renault Expression Session, pela Somersby Onda do Outro mundo e os pontos desportivos para o Santander Award, sendo que público poderá ainda fazer as suas escolhas no Rip Curl Fantasy Surfer.

Rip Curl Fantasy Surfer: Façam as vossas apostas dos melhores surfistas em prova
– Prémio vencedor etapa: Fato Rip Curl E-Bomb 3.2
– Prazo de constituição das equipas: 07h00 do primeiro dia de prova (17 Maio)
– Mais informações em: fantasy.ansurfistas.com

Heats da prova masculina – AQUI!

Heats da prova Feminina – AQUI!

Comentários