Os trials do Billabong Pro Tahiti já começaram mas infelizmente a história deste evento não passou só pelos tubos e qualificação para o main event.
Aparentemente, em pleno heat dos trials, depois de uma disputa por uma onda no fim de um heat o havaiano Jamie O’Brien agrediu o brasileiro Ricardo dos Santos. Este tipo de comportamento não é invulgar da parte dos surfistas havaianos, apesar de Jamie sempre ter sido visto com uma das excepções.
Ricardo ficou com o lábio inchado e não deixou de colocar no seu Instagram a imagem da sua boca “pós-ataque”. Numa questão de horas a imagem tornou-se viral e choveram comentários, quase todos a criticar O’Brien.
Algumas horas depois Jamie parece ter caído em si e procurou o brasileiro para pedir desculpa. Os dois tiraram uma fotografia e colocaram no instagram. O’Brien comentou o seguinte: “há dois lados em cada questão, um está certo e o outro está errado. Hoje eu estava errado, desculpa Ricardo”.
Mas Ricardo dos Santos não aceitou as desculpas “de bandeja” pois obrigou-o a baixar a cabeça “pelo povo brasileiro como um ser humano humilde e normal”, e comentou ainda o seguinte de seguida “Brasil, temos a nossa dignidade de volta”!
Entretanto, em entrevista à revista STAB, Jamie disse que a história estava mal contada, apontando o dedo ao brasileiro. Segundo O’Brien, Ricardo foi bastante agressivo numa disputa por uma onda no fim do heat, tendo empurrado o havaiano e dado uma cotovelada na cabeça durante a remada. Como resposta Jamie deu-lhe uma chapada durante a onda, ambos caíram e foram enrolados pela onda. Quando vieram acima supostamente foi Ricardo que perseguiu Jamie e quem deu o primeiro murro, que Jamie retribuiu!
O havaiano diz que achava que a coisa tinha ficado por aí mas que o brasileiro foi covarde não só porque fez questão que arrancar logo com uma versão sua nas redes sociais como fez que a coisa não fosse entre Jamie e Ricardo mas sim Jamie VS Brasil (ou Havai VS Brasil)! Seja o que for, foi um episódio feio que se assistiu no surf profissional entre atletas que deviam saber dar um bom exemplo… Podes ler a entrevista na STAB aqui!
(Quando se fez este vídeo sobre o que não fazer em Teahupoo, espancar adversários ainda não era um questão…)
Comentários
3 comentários a “O’Brien agride Ricardo dos Santos nos Trials de Teahupoo?”
O que eu achei interessante na versao do JOB é que ele fala que quando dropou ele sabia que estava “queimando” o Ricardo. E nesse caso, o Ricardo pode ficar bravo, reclamar e tudo mais, o lance é que o JOB usou da regra, cometeu interferencia, remou numa onda que nao era dele e phoda-se. Ou seja, existe a regra da prioridade, mas se o surfista nao quiser respeitar ele nao respeita, dropa na onda do outro, ganha interferencia. Pelo visto foi isso que o JOB fez, sabia que estava com a bateria perdida ja e quiz ferrar o Ricardo. Essa é atitute tipica de um cara que nao sabe competir, nao sabe perder. Agora cabe a ASP fazer disso um exemplo pra mostrar pros outros competidores que existe consequencia quando se usa da regra de forma anti-esportiva.
O que rolou durante a remada e depois fica dificil de saber, ja que cada um diz uma coisa. O historia do Jamie esta mais detalhada, quero ver o Ricardinho contar a dele detalhe a detalhe tambem.
E a pergunta que nao quer calar é: cade as imagens? Desde quando 4 surfistas top vao pra agua em chopes e ninguem filma?
fala serio!
aloha galera
boas ondas
Muito interessante o viés da reportagem, orientando o público à uma suposta agressividade do brasileiro. Ora, todos conhecem o comportamento infantil, arrogante, prepotente e doentio de JOB; não obstante ser um grande surfista. Quem já teve oportunidade de vê-lo em outros países sabe do que estou falando. Perece que tem gente na revista que quer ser bem recebido nas ilhas…
Oi Paulo, sem ter estado no local para ver em primeira mão o que aconteceu não podemos não reportar todas as informações que nos chegam, de ambos os lados, não tomando partidos…