Os melhores surfistas da Liga MOCHE em análise.
11º lugar: Filipe Jervis
Idade: 23
Local: Guincho
Resultados dos últimos anos: 2012/5º – 2011/10º – 2010/4º – 2009/19º – 2008/12º
Terminar fora do top6 da Liga MOCHE, para um surfista com a qualidade de Filipe Jervis, só pode cair como uma autêntica chapada na sua cara. O seu surf está muito mais equiparado ao da geração que domina as primeiras posições do circuito do que o seu ranking representa, aliás, Jervis faz parte dessa geração e sempre foi uma das suas figuras de topo.
Duas derrotas prematuras nas duas primeiras etapas deixaram Jervis praticamente fora do lugar onde terminou em 2012, o top5, e mesmo tendo compensado com resultados sólidos na Ericeira e em Peniche, voltou a perder no round de 16 na última etapa, caindo assim do top10 por um lugar e uma diferença de pontos mínima.
Terá sido falta de concentração ou de sorte em alguns heats? Talvez um pouco de ambos. Poderá também ser uma fase de adaptação ao seu novo approach no surf. Jervis destacava-se muito pelo surf progressivo mas em 2013 focou-se mais em aprimorar o seu surf de rail, tornando-se assim um surfista mais completo. É possível que esta mudança exija uma fase de adaptação e vamos assumir que essa é a justificação deste 11º lugar.
A nível mediático 2013 foi um excelente ano para o surfista do Guincho, mas está na hora de vencer uma etapa da Liga Moche para credibilizar ainda mais o seu lugar entre os melhores surfistas nacionais da actualidade.
O que esperar de Filipe Jervis em 2014:
Deve voltar, pelo menos, ao top10!
Mais sobre Filipe Jervis.
Comentários