Corria o mês de Dezembro de 2006 e depois de muito ouvir falar na cave tive a sorte de a ir conhecer pessoalmente. A cave era um misto de secret e perigo constante, hoje é só um um perigo constante, pois toda a gente já sabe onde é e como funciona. Fui lá pelas mãos do bodyboarder João “Magoitos” André, chegámos ao nascer do dia, não havia ninguém na água e vinham umas bombas de 2 metros que eu achava que não iam ser surfadas naquele dia. Enganei-me redondamente, o Magoitos entrou sozinho, e o espectáculo começou ali mesmo…. tubos, dropes e mais tubos, todos assustadores. A meio da surfada aparece um estreante naquelas andanças, Eric Rebiere!

Eric Rebiere

Entrou, apanhou uma bomba e saiu, aquilo não é mesmo fácil. No final da sessão tinha uma capa feita com o Magoitos para a VERT-mag e voltei para Lisboa de sorriso rasgado e vontade de lá voltar. O regresso foi mais rápido do que imaginei, passados dois dias apanhei o Saca e o David Luís no cimo da falésia.

 

 

As ondas continuavam assustadoras (acho que são sempre) mas não estava tão grande como o primeiro dia. Mesmo assim estava impressionante e tanto um como outro andaram a passar resvés por aquelas rochas que estão na base da onda…

 

David Luís

 

Tiago Pires

 

Mais uma vez voltei para casa contente, principalmente por ter feito umas fotos do Saca, missão que era praticamente impossível na época, a não ser que ele dissesse onde ia surfar, coisa que comigo nunca aconteceu. Não satisfeito voltei lá 2 dias depois com o António Silva que se queria estrear naquela onda.  Chegámos e o panorama estava diferente, ondas muito buracosas, maré a vazar e a secar cada vez mais… muitos bodyboarders na água e o Saca e o Ruben Gonzalez a mandarem-se a tudo. Atenção que em 2006 havia muito poucas referências de ondas destas, talvez Shark Island ou The Box fosse o mais parecido, mas nós fotógrafos e surfistas não estávamos habituados a isto.

 

Ruben Gonzalez

 

Ruben Gonzalez

 

Melhor do que ter este elenco dentro de água, foi nos Coxos estar clássico e todos os fotógrafos estarem lá, resumindo dei por mim sozinho numa cave clássica com o Saca e Ruben, não podia pedir mais.

 

Tiago Pires

 

Ao fim do dia o Saca mete para dentro do que me parecia um closeout e anda anda anda até sair de braços no ar!! Gelei… ou tinha a melhor sequência da minha vida ou o maior fracasso (podia estar tudo desfocado), confirmei e verifiquei que estava tudo perfeito para enviar para as revistas.

 

Ruben Gonzalez

 

Lembro-me de ter ligado logo para a redacção da ONFIRE a contar o que tinha presenciado e ter enviado os previews para a extinta SURF EUROPE. No dia seguinte liga-me o João Valente da SurfPortugal a perguntar pelas fotos, parece que o Saca lhe tinha falado nelas e ele queria-as publicar, não se importava de pagar acima do preço de tabela.

 

Tiago Pires

 

Nada feito estava prometido à OF… No fim acabou por aterrar na capa da ONFIRE e num artigo dedicado à cave, a Surf Europe publicou a sequência em duas páginas duplas. Depois desta vez a Cave brindou-me uma vez mais com uma surpresa… mas fica para outra sexta-feira…

 

Tiago Pires

Podes acompanhar o trabalho de André Carvalho diariamente na sua conta de instagram

Comentários

Os comentários estão fechados.