São poucos os surfistas que têm a sorte de começar a surfar antes dos 10 anos, apesar de hoje em dia, ser cada vez mais comum. O que não é comum é surfar num dos mais perigosos spots do planeta, Jaws, no mesmo ano em que se chega aos 2 dígitos de idade.

Mas vamos por partes, Steve é um de três filhos da família Roberson, todos eles bem enquadrados na categoria de “SuperGrom” já que o mais novo tem agora 10 anos e os gémeos Justin e Eric têm 12 anos. Em 2018, quando “Baby” Steve entrou para dentro de água em Jaws e se tornou no surfista mais novo de sempre naquela pico, não foi uma sensação nova. Seis anos antes, com apenas 4 surfou em Honolua Bay, Backdoor aos 5 e Waimea aos 9.

O avô destes surfistas foi um dos primeiros a tentar enfrentar Jaws e o pai, Kaleo, é surfista de ondas grandes e surfa regularmente tanto em Jaws como em outros picos, como Teahupoo quando está gigante. A família ficou ainda mais conhecida quando Kaleo foi atacado por um tubarão, com os três filhos poucos metros atrás. Provando ser um verdadeiro waterman, o patriarca escapou-se de levar uma dentada ao meter a prancha na boca do tubarão e de seguida dar-lhe umas boas pranchadas, fazendo com que todos saíssem ilesos.

Conhecendo a família, ninguém na comunidade de surf de Maui ficou espantado quando viram o pequeno “Baby” Steve em Jaws num dia com ondas de cerca de 12 pés “havaianos”. E algo nos diz que ainda o veremos a surfar na Nazaré antes de chegar à adolescência…

 

(A primeira vez em Honolua Bay…)

Comentários

Os comentários estão fechados.