Apesar de vivermos num país que podemos considerar como extremamente pacífico e com uma taxa de crime muito baixa, os assaltos sempre existiram e os surfistas, por se ausentarem dos seus carros por longos períodos de tempo, deixando aí os seus pertences, são fortes candidatos a sofrer destes delitos.
Sempre aconteceu, um pouco por todo o país, mas recentemente os assaltos na zona de Carcavelos aumentaram drasticamente. Sendo uma das praias mais urbanas do país, Carcavelos tem atraído um número muito elevado de surfistas, muitos dos quais são obrigados a estacionar no parque de terra, do lado inverso ao mar da Avenida Marginal. Infelizmente muitas surfadas têm sido ficado manchadas por estes assaltos, que resultam em vidros partidos e principais pertences furtados. Apesar de estar a acontecer principalmente no parque de terra, tem também acontecido nos parques “colados” à praia, onde há uma maior circulação de pessoas e o roubo seria teoricamente mais difícil.
Muitos destes assaltos têm sido reportados à polícia e divulgados pelas redes sociais mas, em primeira análise, parecem estar a aumentar muito recentemente. Recomenda-se a quem tem o hábito de surfar em Carcavelos, ou qualquer outra praia onde assaltos têm acontecido, que evite deixar bens de valor nos seus automóveis. Também se aconselha a evitar a utilização de “cadeados de surf”, as caixas com código a que muitos recorrem para deixar chaves que não são à prova de água, já que esse sistema é facilmente contornável, facilitando o trabalho de quem tem más intenções.
Comentários