Ser surfista profissional de sucesso cada vez está menos ligado aos resultados competitivos ou mesmo a quem produz as melhores secções de vídeo. apesar de quem estiver no topo dessas áreas se encontrar bem posicionado para fazer uma boa carreira. No entanto, quase mais valioso que muito do resto, está a sua interacção com o publico via redes sociais. Nesta época em que tudo é monetizado, os patrocinadores, que são quem investe nos atletas para que as suas carreiras sejam possíveis, têm que perceber quem lhes dá mais retorno.
Num estudo feito pela agência Brinfer, que analisou as “performances digitais” no instagram de mais de 15.000 perfis entre 14 de Janeiro e 30 de junho, apenas dois surfistas portugueses surgiram no top600, Nicolau Von Rupp e Frederico Morais. Nic, que apenas recentemente superou Morais no número de seguidores no instagram, surge na 321ª posição enquanto que o único luso no Championship Tour, Frederico, se encontra na 407ª posição. O que não quer dizer que outros surfistas não façam parte desta lista encabeçada por Cristiano Ronaldo, como é o caso de Tiago Teotónio Pereira, que apesar de ser surfista de longa data, deve o seu sucesso digital a um percurso profissional fora do surf.
No entanto, o valor de atletas como Frederico Morais e Nicolau Von Rupp supera em muito a sua posição no instagram. Ambos garantem um enorme retorno aos seus patrocinadores pela visibilidade que recebem em outros meios, como a web e mesmo a televisão, onde são presença constante. Outro factor a ter em conta é também o tipo de publico que estes e outros surfistas atingem, que podem ir mais ao encontro das necessidades tanto de marcas de surf core, como “genéricas”, que algumas das maiores do nosso país.
Fica a saber quem eram os outros surfistas lusos mais relevantes (em Março de 2020) AQUI!
Comentários