As decisões na Liga MEO Surf 2025 estão a chegar e já é conhecido o quadro de competição para o Bom Petisco Peniche Pro, derradeira etapa, que acontece de 24 a 26 de Outubro, e que vai servir para coroar o campeão nacional masculino.
 
A prova vai acontecer na Praia do Lagido e, com a ausência em prova de Matias Canhoto e Frederico Morais, a ação vai contar com 10 surfistas ainda na disputa pelo título. Isto depois de Teresa Bonvalot já ter carimbado de forma antecipada, durante a etapa dos Açores, o sexto título da carreira, no lado feminino.
 
Destaques Quadro Competição Masculino
H1: Francisco Ordonhas x José Maria Ribeiro x João Crespo x trialista
H8: Luís Perloiro x Pietro Garroux x Miguel Lages x trialista
H16: João Mendonça x Martim Fortes x Afonso Pinto x trialista

Heats da prova masculina

Destaques Quadro Competição Feminino
H1: Miriam Julião x Mafalda Lopes x Maria Chaves x Vera Ferraz de Carvalho
H6: Camila Cardoso x Núria Maganinho x Carolina Mendes x Inês Piedade
H7: Francisca Veselko x Mariana Pereira x Camilla Kemp

Heats da prova feminina

Luís Perloiro chega a Peniche com a licra amarela Go Chill, que simboliza a liderança do ranking masculino. Ainda assim, assim que a etapa começar, o campeão europeu júnior em título, Francisco Ordonhas, vai assumir a liderança provisória do ranking. Algo que deixa antever muita emoção para uma disputa que irá contar ainda com João Mendonça, Martim Nunes, o campeão nacional júnior Tiago Stock, Joaquim Chaves, Jaime Veselko, Tomás Fernandes, Afonso Antunes e Guilherme Ribeiro.
 
Liga MEO Surf 2025 – Cenários do Título Masculino
– Francisco Ordonhas assume a liderança virtual do ranking assim que levantar a licra em Peniche;
– Se Francisco Ordonhas chegar às meias-finais (3.º) é automaticamente campeão nacional;
– Se Francisco Ordonhas chegar à ronda 3 obriga os demais candidatos a irem à final ou a vencerem a etapa para estarem na luta, deixando ainda Guilherme Ribeiro e Afonso Antunes de fora da corrida;
– Além de Francisco Ordonhas, Luís Perloiro, João Mendonça, Martim Nunes, Tiago Stock, Jaime Veselko, Tomás Fernandes, Joaquim Chaves, Afonso Antunes e Guilherme Ribeiro compõem a lista de 10 candidatos ainda na disputa pelo título.
 
O Bom Petisco Peniche Pro será o momento das decisões do título máximo do surf português e as expectativas são naturalmente muito altas. Alguns dos anteriores campeões nacionais têm estado atentos aos que os candidatos ao título têm andado a fazer, manifestando as suas previsões quanto a quem será o campeão nacional de surf da Liga MEO Surf 2025.
 
Vasco Ribeiro, 5x campeão nacional em 2011, 2012, 2014, 2017 e 2021
“Considero que temos uma luta muito interessante pelo título nacional. Penso que o Francisco Ordonhas parte como favorito, uma vez que tem surfado muito bem ao longo do ano em todos os circuitos e, talvez, atualmente, seja ele o meu surfista preferido em Portugal. Mas também temos o Luís Perloiro, que é muito experiente, também tem estado bem este ano e em Supertubos pode ser muito perigoso. Julgo que a luta vai ser um pouco entre eles os dois e estou ansioso por ver essa disputa. Qualquer palco é o ideal para o desfecho do título nacional, porque se os surfistas são bons e o surf nacional está a crescer cada vez mais, não é pelo local que vamos deixar de ter bom espetáculo. É isso que ser espera.”
 
Miguel Blanco, 2x campeão nacional em 2018 e 2019
“Diria que o Francisco Ordonhas vai ser campeão nacional. Ainda há pouco tempo surfei com ele na Pedra Branca [Ericeira] e estava a surfar muito bem. Penso que é um miúdo que está com o foco certo. A verdade é que pode ser o dia de qualquer um. Temos excelentes surfistas a nível nacional, de várias gerações. Seria incrível ver Supertubos enviar uma ondulação perfeita, para se fechar a Liga MEO Surf em 2025. De qualquer das formas, fico contente seja quem for o campeão nacional, sobretudo jovens como o Matias Canhoto, o Jaime Veselko, o Afonso Antunes ou o João Mendonça, por exemplo. Ainda assim, penso que o Francisco Ordonhas até poder ganhar o campeonato e levar tudo”.
 
João Guedes, campeão nacional em 2009´
“Na minha opinião, quando temos mais de 10 candidatos ao título nacional, significa que está a ser muito, muito disputado. Vejo que todos os nomes desta luta são muito fortes e em Peniche, onde a qualidade das ondas é sempre boa, a disputa vai estar bastante acesa. Todos os candidatos são surfistas bastantes completos, pelo que se a prova acontecer em Supertubos temos nomes muito fortes em tubos, se for no Lagido temos também surfistas especialistas em manobras e surf de alta performance. Dessa forma, é muito difícil prever quem vai ser campeão nacional este ano, visto que tem sido tudo muito disputado até à última etapa. Peniche vai ser o palco perfeito para decidir este título e o Bom Petisco Peniche Pro tem tudo para ser um final de Liga MEO Surf muito competitivo, com muitas surpresas e muito interessantes de assistir.”
 
Galeria Campeões Nacionais Masculino
Vasco Ribeiro – 5 títulos (2011, 2012, 2014, 2017, 2021)
Ruben Gonzalez – 4 títulos (2004, 2005, 2006 e 2008)
Frederico Morais – 3 títulos (2013, 2015 e 2020)
José Gregório – 3 títulos (1997, 2003 e 2007)
João Antunes – 3 títulos (1994, 1996 e 1998)
Miguel Blanco – 2 títulos (2018 e 2019)
Justin Mujica – 2 títulos (1999 e 2010)
Guilherme Ribeiro – 2 títulos (2022 e 2024)
Surfistas com um título nacional: Bruno Charneca, Almir Salazar, Rodrigo Herédia, Marcos Anastácio, Paulo Rodrigues, Gustavo Gouveia, Tiago Pires, João Guedes, Pedro Henrique e Joaquim Chaves.
 
Galeria Campeãs Nacionais Feminino
Patrícia Lopes – 11 títulos (1995, 1997 a 2006)
Teresa Bonvalot – 6 títulos (2014, 2015, 2020, 2022, 2024 e 2025)
Teresa Abraços – 3 títulos (1992, 1993 e 1996)
Carolina Mendes – 2 títulos (2016 e 2017)
Carina Duarte – 2 títulos (2008 e 2013)
Francisca Santos – 2 títulos (2007 e 2010)
Maria Abecasis – 2 títulos (2011 e 2012)
Francisca Veselko – 2 títulos (2021 e 2023)
Surfistas com um título nacional: Joana Rocha e Yolanda Hopkins.
 
O Bom Petisco Peniche Pro servirá, igualmente, de homenagem ao malogrado Zion Bronchi, um dos mais talentosos jovens surfistas portugueses, que faleceu recentemente, após uma longa batalha contra uma doença. Dessa forma, todos os competidores da última etapa da Liga MEO Surf 2025 vão entrar na água com licras com o nome de Zion Brocchi.
 
O Grupo Jerónimo Martins, parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf, reforça a importância que atribui aos oceanos e à preservação da biodiversidade. Juntamente com as suas Companhias – entre elas o Pingo Doce e o Recheio –, o Grupo assumiu compromissos com o objetivo de combater a poluição por plástico. Entre estes destacam-se os compromissos de assegurar que, até 2025, 100% das nossas embalagens de Marca Própria são reutilizáveis ou recicláveis; a incorporação de 25% de conteúdo reciclado nas embalagens de plástico sob nossa responsabilidade; e que, face a 2018, conseguimos reduzir em 15% o plástico virgem utilizado nas embalagens dos produtos de Marca Própria.

Em termos de prémios paralelos, o Bom Petisco Peniche Pro irá incluir o Prio Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), a tradicional disputa pela melhor manobra na Expression Session e o Peniche Best Surfer, que distingue os melhores surfistas locais.
 
A 5.ª etapa da Liga MEO Surf, o Bom Petisco Peniche Pro, é também parte do Projeto Better Portugal, desenvolvido pela Associação Nacional de Surfistas com o suporte de Visit Portugal, objetivando promover uma otimização de competências dos prestadores de turismo de surf em Portugal, em específico nas comunidades de surf visitadas pela Liga MEO Surf, em Peniche, sob a forma de uma sessão de trabalho na manhã de sexta-feira, 24 de outubro, das 10h às 12h, sendo uma iniciativa aberta a todos os interessados que desejem participar.
 
Adicionalmente, por mérito desportivo, a Associação Nacional de Surfistas irá convidar cinco jovens surfistas de até 20 anos, na qualidade de naturais embaixadores do destino Portugal, a participar num surf camp de treino e evolução, liderado por um dos principais treinadores de referência a nível mundial, a realizar em data a anunciar.

Comentários

Os comentários estão fechados.