O segundo dia do Bom Petisco Peniche Pro, última etapa da Liga MEO Surf de 2025, teve ondas inferiores em qualidade em comparação ao dia anterior, o que mudou bastante a disputa pelo título máximo do surf nacional.

Os oito candidatos ainda nesta disputa estavam divididos pelos quatro heats do round de 16 e, como seria de esperar, foi uma fase em que alguns “contenders” iriam ficar pelo caminho. O primeiro heat juntava o principal candidato ao título, Francisco Ordonhas, a grande revelação do evento, Maksymilian Michalewski, e ainda José Champalimaud e Jaime Veselko. O primeiro a pontuar bem foi Champalimaud, até que Michalewski mostrou a sua local knowledge nas ondas de Peniche e com um par de ondas cheias de manobras fortes agarrou uma liderança que seria suficiente para vencer o heat. A disputa pelo segundo lugar foi ganha por Veselko, com José muito próximo em terceiro. Já Ordonhas, depois de ter sido o grande destaque no dia anterior, não apanhou qualquer onda com potencial e mesmo arriscando muito na última onda não passou do quarto lugar. Apesar da derrota, Francisco passou para uma liderança virtual no ranking, apesar de ter deixado a “porta aberta” a mais candidatos, incluindo Jaime Veselko.

O sonho de conquistar o título para Luís Perloiro, que liderou o ranking desde a primeira etapa, acabou a segundos do fim do seu confronto contra Martim Nunes, Francisco Mittermeyer e Guilherme Ribeiro. Martim, que também segue na disputa pelo primeiro lugar no ranking, fez o suficiente para vencer, enquanto que Ribeiro surfou muito mas acabou em quarto. Já Mittermeyer, que tinha uma das melhores ondas do heat e um back up baixo, virou o resultado última onda, empurrando Luís para terceiro lugar.

Mais sonhos seriam destroçado no terceiro heat, que juntava Tomás Fernandes, João Roque Pinho, João Mendonça e Joaquim Chaves. Chaves, que era o único candidato que já tinha vencido o circuito, estava com o surf no pé mas também não encontrou as ondas que precisava para seguir em frente. Roque Pinho também surfou muito mas também foi “traído” pela penúltima onda de Mendonça que, de repente, se colocou numa excelente posição para conquistar o título. Já Tomás fez um daqueles seus heats impecáveis, abusando do seu surf de backside bonito e poderoso, para vencer e também manter-se na luta para conquistar o seu primeiro título nacional.

E para terminar a fase, realizou-se um heat com apenas um “contender”, Tiago Stock, que tinha como adversários Afonso Antunes, Neco Pyrrait e mais uma grande revelação desta prova, Manel Machado. Mesmo já fora da disputa, Antunes esteve muito acima da média do heat, mostrando ser o mais forte candidato a fechar o ano com a chave de ouro (a vitória) e fazer o papel de spoiler para alguns candidatos. Num apertado segundo lugar atrás de Afonso ficou Stock, que assim mantém as suas hipóteses vivas, enquanto que Machado foi 3º e Pyrrait 4º.

Contas feitas, Francisco Ordonhas é ainda virtualmente o líder do ranking. Para superarem Ordonhas, João Mendonça, Martim Nunes e Tiago Stock têm de chegar à final do Bom Petisco Peniche Pro, enquanto Tomás Fernandes e Jaime Veselko têm de vencer no Lagido. Contudo, se Mendonça chegar à final, Tomás e Jaime ficam automaticamente fora da corrida pelo título nacional.

Mais cedo no dia tinha-se realizado a ronda inaugural feminina. Entre as tops seeds registaram-se duas eliminações, com a primeira a acontecer logo num muito renhido heat inaugural. Com 12,80 pontos, Érica Máximo fez o melhor registo da ronda, deixando Maria Dias no segundo posto e ajudando a eliminar Teresa Pereira. Núria Maganinho foi a outra licra vermelha a ficar pelo caminho nesta fase.

As melhores surfistas nacionais voltaram a entrar na água a meio da tarde para a ronda 2, onde foi Maria Salgado a distanciar-se da concorrência, após fazer a melhor onda da prova feminina até ao momento, com 8,25 pontos, e também o melhor score, com 14 pontos. Destaque também para Érica Máximo, que voltou a vencer nesta fase. As maiores surpresas da ronda foram as eliminações de Mafalda Lopes e Camilla Kemp, numa bateria vencida por Maria Dias e onde Gabriela Dinis também seguiu em frente. Francisca Veselko, Lua Escudeiro, Ana Mel e Miriam Julião são as outras surfistas que vão disputar o acesso às meias-finais em Peniche.

Acompanha a evolução desta prova AQUI!

Comentários