O primeiro dia desta que é uma das provas mais aguardadas do ano, o Hurley Pro, em Trestles, não poderia ter sido mais textbook. Lower Trestles é uma das ondas mais high performance do mundo e é onde se quebram barreiras do surf de competição.

As ondas rondavam um metro nos sets e o vento era quase inexistente mas o dia não foi fácil para os surfistas e público devido ao forte nevoeiro que, durante várias horas, ameaçou a continuidade da prova, chegando mesmo a interromper um heat. Talvez por isso tenham acontecido alguns resultados surpreendentes como foram as derrotas de Kelly Slater e Joel Parkinson na primeira fase.

Kelly é o mais experiente e bem sucedido competidor da história do surf e é conhecido por vencer os seus heats pelo surf e pela estratégia. Talvez por não ter conseguido ver bem o seu adversário Brett Simpson bem durante uma parte do seu heat não o conseguiu impedir que ele virasse um heat que foi dominado em grande parte por si.

Já o heat em que Joel Parkinson perdeu foi um dos mais fracos não só a nível de visibilidade como de ondas, permitindo que o sul-africano Travis Logie vencesse com uma média baixa.

Mick Fanning estava em vias de seguir o mesmo caminho para a repescagem face a Kolohe Andino, mas uma última onda genial deu-lhe a vitória e qualificação para a terceira fase.

Um dos grandes heats do dia foi 11º. Miguel Pupo, que já venceu neste local uma prova Prime, abriu o heat com dois enormes “abusos” na mesma onda, dois aéreos reverse altíssimos e mais algumas manobras fortes para receber a nota mais alta do dia, um 9.33. Logo a seguir John John Florence respondia com alguns carves e um aéreo reverse para receber a nota de 8.17 e colocar pressão sobre o outro competidor do heat, Julian Wilson. Mas a partir desse momento Wilson “agarrou” no heat e colocou na sua soma três ondas na casa dos oito pontos, eliminando uma das notas e empurrando os seus adversários para a repescagem.

Com as condições a melhorar realizaram-se ainda 4 heats do round 2. O primeiro podia ter sido o heat do campeonato pois defrontava Kelly Slater e Dane Reynolds, mas o free surfer de Ventura foi uma sombra de si próprio e praticamente ofereceu o heat ao seu companheiro de equipa. Esse foi o “mote” dos heats que se seguiram pois os top seeds Joel Parkinson, Josh Kerr e Adriano de Souza despacharam os restantes wildcards, Ian Crane, Nate Yeomans e Mitch Crews.

Assim terminou o primeiro dia de prova e tudo indica que o segundo deverá começar dentro de horas. acompanha tudo em directo no canal FUEL TV ou, caso não tenhas possibilidade, neste LINK!

Comentários

Os comentários estão fechados.