Terminou hoje a terceira e última etapa do circuito Pro Junior Europeu, o Cabreiroá Junior Pro, que tinha em jogo estavam as vagas para a qualificação para o World Junior Championship.

Realizada em Coruña, Galiza, Espanha, muitos portugueses deslocaram-se a esta prova e houve boas prestações desde as primeiras fases. Francisco Queimado foi um dos destaques do round de 64, fase onde perdemos alguns surfistas de quem se esperava mais, como Matias Canhoto e João Roque Pinho. No round de 32 foi a vez de Salvador Vala se destacar, avançando para a fase seguinte, tal como Francisco Mittermeyer e Francisco Queimado, enquanto que Joaquim Trindade e Martim Nunes ficaram pelo caminho.

Vala e Queimado acabaram por ser eliminados no round de 16 surfistas, ambos terminando em 9º lugar enquanto que Mittermeyer, à semelhança da fase anterior, brilhantemente virou o heat a seu favor nas suas duas últimas ondas. Francisco Mittermeyer não parou por aí, eliminando o francês Luan Nogues nos quartos de final man on man com uma última excelente. O seu percurso chegava ao fim na fase seguinte, onde foi eliminado por Nicolas Paulet, que bateu na final o surfista que ficou com o título Europeu, Sam Piter. Mesmo assim Francisco arrancou desta etapa um 3º lugar, o que o levou à sexta posição do ranking final.

Também na prova feminina se viu bom resultados da parte das surfistas lusas. Todas as competidoras portuguesas passaram os seus heats do round 1, mas aos quartos de final de duas surfistas apenas chegaram Marias Dias e Erica Maximo. Erica terminou em 5º lugar, ao ser eliminada por Nahia Milhau no segundo heat da fase enquanto que Maria Dias passou o seu quarto heat ao eliminar Clemence Schorsch. A sua prova também terminava nas meias finais, sendo eliminada por Aelan Vaast, enquanto que Janire Etxabarri ficou com a vitória mas o título Europeu ficou com a sua irmã, Annette Etxabarri.

Contas feitas Maria Salgado terminou como melhor surfista portuguesa nesta categoria, ficando em 5º lugar mas, a menos que surja um wildcard, este ano não haverá representantes nacionais no World Junior Championship.

Comentários

Os comentários estão fechados.