Há 12 meses atrás Frederico Morais não estava nem perto da “bolha da qualificação” para o Championship Tour, mas agora encontra-se no top16 do mesmo. Foi um percurso longo mas bem sustentado e quando o surfista do Guincho conseguiu a qualificação para a elite do surf mundial surgiu pronto para fazer estragos.

Uma derrota prematura neste evento levaria “Kikas” para uma posição complicada no ranking, depois de perder algum terreno na etapa anterior. Mas não foi o caso. Depois de escapar aos míseros 500 pontos do round 2, ao bater Ian Gouveia, e de eliminar o finalista da etapa passada, Connor O’Leary, para deixar os 1.750 pontos do round 3 para trás, Frederico entrou no round dos “big boys”, e começou a surfar como o eles.

Quando “limpou” Fanning e Florence no round 4, passou para os quartos de final e garantiu que não levava menos de 5.200 pontos para casa. No entanto, não ficaria por aí já que eliminou de seguida John John Florence nos quartos de final, para passar para os 6.500 pontos e no dia seguinte Gabriel Medina, para garantir entre 8.000 e 10.000 pontos.

A vitória final escapou-lhe por muito pouco mas mesmo assim garantiu que subia 6 posições no ranking, aterrando no 12º lugar no fim do Corona Open J-Bay. Neste momento o português está com 18.950 pontos, o que o deixa muito seguro para o tour do ano que vem e de olho em posições no top10.

Entretanto a liderança continua com Matt Wilkinson, que ficou em 5º lugar e não perdeu terreno, nem ganhou, em relação aos seus adversários mais próximos, John John Florence e Jordy Smith, que também terminaram as suas prestações nos quartos de final. Já Owen Wright e Adriano de Souza, que estavam também muito próximos, empatados com Jordy Smith em 3º lugar, caíram uma e duas posições respectivamente.

As outras grandes subidas no ranking ficaram com Filipe Toledo, que subiu 7 posições e Conner Coffin, que subiu 8.

A próxima etapa do Championship Tour é o Billabong Pro Tahiti, que se realiza entre 11 e 22 de Agosto, em Teahupoo.

Comentários

Os comentários estão fechados.