Realizou-se ontem à noite, hora portuguesa, a quarta etapa do Championship Tour de 2024, o Rip Curl Pro Bells Beach.

Em prova estava Frederico Morais, o único português a competir na elite do surf mundial, que surfou no último heat do round 1. Em ondas a rondar os 2 metros nos sets, Frederico defrontou o ex-campeão mundial e também vencedor desta etapa, Italo Ferreira e ainda o seu conterrâneo Yago Dora. A maré já estava bastante cheia e o vento era forte, uma combinação bastante “nefasta”, prejudicando bastante a prestação de Kikas, que destaca-se com mais facilidade com ondas com mais parede. Mesmo sem uma liderança muito forte, Dora destacou-se cedo, deixando Ferreira e Morais a lutarem pelo segundo lugar. Frederico passou para segundo lugar com uma onda de baixo potencial mas muito bem surfada mas Italo não precisava de muito e garantiu o segundo lugar na sua última onda, mandando o português para a repescagem.

Ainda nesta fase o grande destaque foi Gabriel Medina, com o backside que já conhecemos, para fazer uma onda de 8 e uma de 9.33 e vencer o seu heat com Liam O’Brien em segundo. Medina parece estar a atravessar uma excelente fase a nível pessoal, trazendo consigo novamente o seu padrasto e ex-técnico, Charles, e o momentum sentiu-se na água. Destaque também para Jordy Smith, que também surfou acima da média, e para Kelly Slater, que bateu John John Florence e Seth Moniz, para avançar para o round 3 em primeiro lugar pela primeira vez este ano.

Ainda neste dia realizou o round elimination round, onde Frederico Morais defrontou mais uma dupla de brasileiros, desta vez Deivid Silva e Samuel Pupo. Mais ativo nesta bateria com muito em jogo, Morais atacou cedo e foi escolhendo bem as suas ondas, conseguindo finalmente fazer os seus famosos combos de carve e top turn para vencer o heat, com Pupo em segundo. Em 22º no ranking, empatado com mais três surfistas, o local do Guincho precisa de garantir um resultado sólido, que seria no mínimo um 9º lugar, nesta prova, se não quiser chegar a Margaret River a precisar de um pequeno milagre para se qualificar para o segundo semestre. Frederico terá agora como adversário o californiano Jake Marshall, no heat 12 do round 3.

As grandes surpresas desta fase de repescagem foram os wildcards, Tully Wylie e, principalmente, George Pittar, que passou de terceiro para primeiro na sua ultima onda, ambos avançando para o round 3.

Acompanha este evento em direto AQUI!

Comentários