A Liga MEO Surf, principal competição de Surf em Portugal, prepara-se para, com o apoio da Fundação Altice e do Grupo Jerónimo Martins, levar as iniciativas de sustentabilidade até ao berço do surf nacional, por ocasião do Bom Petisco Cascais Pro, que se vai realizar na Praia de Carcavelos nos próximos dias 3 a 5 de Outubro.

Com início em 2018, as limpezas de praia concertadas a nível nacional, preparam-se agora para superar a meta das duas toneladas de resíduos retirados das praias de Portugal, com especial enfoque no plástico, e em 2019 com passagens por Ericeira, Figueira da Foz, Porto, Matosinhos e Algarve, impactando cerca de 2.500 participantes, em particular nas camadas mais jovens no domínio dos estudantes do 1º e 2º ciclos dos Municípios em causa.

Na praia de Carcavelos, estas iniciativas vão contar com a participação garantida de mais de uma centena de jovens das escolas do Município de Cascais, acrescendo ainda os melhores surfistas nacionais e demais voluntários. Para o segmento mais jovem, nesta etapa o Grupo Jerónimo Martins continuará a dinamizar o passatempo “Quem mais sabe, melhor defende” e “Quem mais sabe, melhor defende Kids”, para menores de 14 anos. Ao longo das etapas, esta ação já colocou à prova o conhecimento de cerca de 800 participantes sobre os desafios que os oceanos enfrentam e o que podemos fazer para combater a poluição por plástico, que ameaça a vida marinha e a cadeia alimentar.

Os melhores surfistas nacionais, liderados pelo embaixador de sustentabilidade da Liga MEO Surf, João Kopke, não vão faltar à chamada para dar o contributo a esta causa em coordenação com a equipa da Plastic Sundays, sendo todos os resultados contabilizados em www.ansurfistas.com/share.

João Kopke, embaixador da sustentabilidade da Liga MEO Surf
“Foi positivo poder ver mais de perto, graças ao papel de embaixador, o impacto que os surfistas têm nas crianças. Foi impressionante ver a quantidade de escolas e crianças que estiveram presentes nestas ações. Isto poderia acontecer em qualquer contexto, mas ao ser num contexto de surf, deixa-me muito orgulhoso enquanto surfista e pessoa. Pessoalmente, este papel de embaixador ajudou-me também a mudar de hábitos até em casa. Além do que fazia nas etapas, senti que era preciso fazer um pouco mais, porque é sempre possível fazer mais. Foi uma boa experiência pode influenciar os outros, mas também influenciar-me a mim próprio. Espero que estas iniciativas não acabem e que para o próximo ano volte a ter este papel!”

Iniciativas Sustentabilidade Liga MEO Surf – Bom Petisco Cascais Pro

Quinta-feira – 3 de Outubro
09H30 às 17H00: limpeza de praia com mais de 100 crianças do colégio St. Julian’s School e outras escolas do concelho de Cascais.
11h30-15h30: passatempo do Grupo Jerónimo Martins “Quem mais sabe, melhor defende” e “Quem mais sabe, melhor defende kids”;

Sexta-feira – 4 de Outubro
10H00 às 17H00: limpeza de praia aberta a voluntários
11h30-15h30: passatempo do Grupo Jerónimo Martins “Quem mais sabe, melhor defende” e “Quem mais sabe, melhor defende kids”;

Sábado – 5 de Outubro
10H00 às 17H00: limpeza de praia aberta a voluntários
11h30-15h30: passatempo do Grupo Jerónimo Martins “Quem mais sabe, melhor defende” e “Quem mais sabe, melhor defende kids”;

Além das limpezas de praia em si, os participantes são convidados a participar nas dinâmicas educativas inerentes, onde se inclui o passatempo do Grupo Jerónimo Martins “Quem mais sabe, melhor defende” e “Quem mais sabe, melhor defende kids” que procura alertar e promover um maior conhecimento nos domínios da proteção da biodiversidade e da alimentação saudável. Neste sentido, o objetivo de sustentabilidade procura não só mudar atitudes de forma imediata mas também uma melhoria de comportamentos futuros e respetiva capacitação em termos de conhecimento.

Comentários