Infelizmente nos dias de hoje não poluir já não é o suficiente e todos nós, surfistas e não só, deveríamos fazer mais por ser parte da solução e não parte do problema.

Como todos sabemos, uma grande parte do lixo produzido em terra vai parar aos oceanos e cada vez mais temos que fazer tudo o que for possível para evitar que o nosso playground continue a ser prejudicado.

Fica a saber 5 métodos simples de contribuíres para preservar o nosso meio ambiente:

Sempre que saíres da água leva contigo entre 3 e 5 pedaços de lixo e coloca-os nos recipientes certos, não apenas no primeiro caixote de lixo que encontrares. A maior parte das praias já têm contentores apropriados para os diversos tipos de poluição como plásticos, papel e latas.

Denuncia descargas ilegais na praia. Seja algo tão pequeno como um negócio local que usa a praia como caixote do lixo para se desfazer com facilidade de alguns resíduos ou saídas de esgoto para o mar, faz o que puderes para que a situação não passe despercebida. Avisar as autoridades locais deverá ser sempre o primeiro passo mas também podes usar as redes sociais para expor a situação pois os resultados normalmente são muito positivos.

Junta-te ou organiza uma limpeza de praia, especialmente a seguir a uma grande tempestade quando a areia está repleta de lixo. Podes usar grupos como a ALP para saber quando e onde serão as próximas limpezas e/ou partilhar a tua.

Evita usar sacos de plástico “leves” (aqueles usados para as compras) e usa sacos mais resistentes e reutilizáveis, seja para transportar o teu fato molhado ou mesmo no teu dia a dia. Os mais resistentes, que agora muitas grandes superfícies vendem, podem durar muitos anos enquanto que os “leves” são usados por norma uma ou duas vezes e depois já sabes onde vão parar…

Incentiva os teus amigos e família a fazerem o mesmo e ensina os mais novos a cuidar do ambiente…

Tens mais sugestões de como ser amigo do ambiente? Partilha connosco na secção de comentários abaixo, as melhores serão colocadas e devidamente identificadas num próximo artigo…

(Mick Fanning a dar o exemplo…)

Comentários

2 comentários a “5 dicas para seres um surfista mais amigo do ambiente…”

  1. Frank Engels diz:

    Leva os teus amigos todos para a praia, no mesmo carro.