A marca Stretch é sinónimo de performance e qualidade um pouco por todo o mundo e agora chega a Portugal através da Polen, uma marca nacional que é referência a nível internacional.

William Riedel, mais conhecido por “Stretch”, é um veterano da indústria do surf e um shaper de segunda geração. O pai, Mike Riedel, era shaper na lendária Velzy Jacobs Surfboards nos anos 60, especialista em pranchas feitas em madeira de balsa.

Já o William começou a fazer pranchas aos 18 anos e foi evoluindo com o tempo, ganhando reputação como shaper underground na zona de Santa Cruz, Califórnia. Desde cedo procurou os melhores materiais para criar pranchas mais leves, rápidas e resistentes. Com o passar dos anos, o nome “Stretch” foi-se tornando cada vez mais conhecido e em 2005, foi mesmo eleito Shaper do Ano pela revista Surfing.

A ligação à Polen surgiu através de um dos maiores nomes do surf português: Nicolau Von Rupp. Como muitos sabem, é na fábrica da Polen que são produzidos os “foguetes” que ele usa no dia a dia — as Pyzel Surfboards, uma das várias grandes marcas produzidas por esta que é uma das marcas mais respeitadas do surf nacional. Durante uma conversa com o Stretch — que faz algumas das pranchas que o Nic usa nas sessões de tow-in na Nazaré — o surfista da Praia Grande identificou a Polen o parceiro certo para produzir com a qualidade que o shaper americano exige, agora para o mercado europeu.

Algum tempo depois, o fundador da marca, Álvaro Costa, e o shaper da Polen, Paulo do Bairro — que hoje já é quase tão conhecido pelos seus shapes como foi enquanto surfista profissional — foram até à Califórnia visitar a fábrica do Stretch. Este intercâmbio serviu não só para selar a parceria, mas também para conhecer a fundo todo o processo de produção, com o objetivo de o replicar em Portugal. Desde os shapes até à fibragem e outros pormenores técnicos, a ideia foi sempre garantir que o que se faz cá é igual ao que se faz nos Estados Unidos.

Modelos como “The Thing”, “The Sword” e “2×4” estão entre os mais high performance da gama, e já passaram pelos pés de alguns dos melhores surfistas do mundo, como Nat Young, Nicolau Von Rupp, Wiggolly Dantas, entre muitos outros. O team atual da marca conta ainda com nomes de peso como Jamie O’Brien, Nathan Fletcher, Bruce Irons e Benjamin Sanchis.

As pranchas da Stretch são fáceis de reconhecer, não só pelo shape fora do comum, mas também por um detalhe único da marca: os deck channels, canais esculpidos no deck da prancha, que muitos dos seus modelos incluem.

Agora, com a Polen como parceira, a Stretch Surfboards entra em força no mercado europeu — com a mesma qualidade e alma californiana, mas feita em Portugal. Podes ficar a saber mais e encomendar AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.