Os melhores surfistas da Liga MOCHE em análise.
6º lugar – Tomás Fernandes
Idade – 17
Local – Ericeira
Resultados dos últimos anos – 2012/14º – 2011/38º – 2010/41º – 2009/ – 2008/
Tomás Fernandes protagonizou umas das maiores subidas no ranking entre os top16, mas a sua posição na Liga Moche não reflecte as barreiras que quebrou em 2013. Os seus grandes momentos ocorreram em três circuitos distintos, a Liga, o circuito Pro-Junior e o WQS/Prime.
Foi na etapa da Liga Moche no Porto que o surfista da Ericeira mostrou uma competitividade muito superior à que tinha apresentado em 2012, mostrando surf para vencer a etapa. Um erro afastou-o da final mas na etapa seguinte, em casa (Ribeira D’Ilhas), mostrou uma boa parte do seu potencial e venceu pela primeira vez neste circuito.
No Pro-Junior Europeu, o circuito onde está a maior parte do seu foco, conseguiu chegar pela primeira vez a uma final, tendo sido o primeiro português este ano a fazê-lo.
Para terminar o ano em beleza foi “premiado” com um wildcard pelo seu patrocinador para o Billabong Cascais Pro, uma etapa Prime do WQS, reservada aos 100º do ranking (e alguns wildcards). Apesar de ter tido dificuldades em encontrar ondas boas no seu primeiro heat, quando a oportunidade surgiu Tomás mostrou surf de WQS e numa onda passou de quarto lugar no heat para primeiro, vencendo assim uma bateria com nomes de peso.
Fernandes tem uma das melhores bases de surf da sua geração e todas as condições para ir muito longe, mas falta encontrar confiança e consistência para repetir esses momentos com mais regularidade.
Por essa razão este surfista não terminou ainda mais acima no ranking mas sem dúvida que 2013 ficará marcado na sua carreira como o ano em que mostrou o que vale!
O que esperar de Tomás Fernandes em 2014:
Algo muito parecido com 2013…
Mais sobre Tomás Fernandes.
Comentários