O ano está a chegar ao fim e, como é típico desta época, há algumas novidades…

A grande bomba do final da temporada é… João Kopke na Billabong! Numa fase em que as marcas estão a investir cada vez menos, a Billabong mostra que o mercado ainda mexe, apostando no surfista/storyteller João Kopke. Além do seu talento como “comunicador” e mesmo afastado da competição, Kopke tem mostrado muito bom surf nos seus conteúdos e a parceria promete.

Não é fácil ver bem os patrocínios de Nicolau Von Rupp nas ondas gigantes que tem surfado mas numa análise mais detalhada é visível a ausência de dois patrocínios seus de longa data, a Hurley no bico da prancha e a Monster Energy. Na verdade a garra verde já tinha desaparecido há algum tempo enquanto que a Hurley passou um pouco mais para baixo, passando a ser apenas o seu patrocinador de fatos. Nic passou a fazer parte da Moncler, um gigante do têxtil com origens francesas e italianas. Outra novidade na sua prancha é a marca da bebidas AG1 que também está ligada ao 3x campeão mundial, Mick Fanning.

Outra boa notícia foi a contratação de Francisco Mittermeyer pela O’Neill. O surfista de São Pedro do Estoril é um dos grandes talentos da sua geração e finalmente parece ter encontrado um apoio à sua altura. Ainda em Portugal a Semente Surfboards fortaleceu a sua equipa com a surfista júnior em ascensão, Lua Escudeiro. Lua já surfava de Semente há anos, mas agora foi oficializada como team rider.

Infelizmente há uma nota negativa para terminar, o basco Kai Odriozola deixou de fazer parte da Rip Curl ao fim de 11 anos na marca.

Actualização

Entretanto Kai, que sempre representou Espanha/País Basco, anunciou que vai passar a surfar pela Alemanha, a nacionalidade da sua mãe.

Yago Dora, campeão mundial em título, comunicou recentemente que deixou de fazer parte da marca que o patrocina há mais de uma década, desde o início da sua carreira, a Volcom, e entretanto irá ter a Vissla no bico da sua prancha. Não terá sido coincidência que ao mesmo tempo a marca “soltou” três outros team riders, Cam Richards, Noa Mizuno e Cliff Kapono. Igualmente bombástica foi a comunicação da Rip Curl, anunciando a saída de Gabriel Medina depois 17 anos da equipa. O que será que se segue? Também o ex-top do CT, Jackson Baker, deixou de ter a Rip Curl como seu patrocinador principal. Ainda a nível internacional, a brasileira/havaiana Luana Silva juntou à equipa do Banco do Brasil, mais um grande apoio no seu caminho até ao topo do Championship Tour.

Voltando a Portugal, Lourenço Sousa “Gatinho” juntou-se à maior marca de pranchas da Europa, a Pukas, uma parceria que promete. Falando de Europa, o francês William Allioti também está de saída da Volcom, mas parece que já tem um contrato com outra marca alinhado…

Mais novidades em breve…


Comentários