Sábado, dia 13 de Dezembro, não foi “apenas um dia memorável na Nazaré, entrando na categoria de épico e possivelmente, o melhor Nazaré Challenge até hoje.

Ondas monstruosas receberam alguns dos mais atirados surfistas do mundo e as suas performances que ficar na memória. Um dos representantes de Portugal, Nicolau von Rupp, ao lado do francês Clément Roseyro, voltou a destacar-se ao conquistar novamente o prémio de Melhor Performance em Equipa, graças a uma performance fora de série da parte de ambos.

Com um conhecimento profundo do spot e uma leitura perfeita das condições, a dupla soube escolher as melhores ondas do dia. Roseyro puxou Von Rupp para uma das maiores bombas da sessão, e o surfista da Praia Grande esteve à altura, conquistando uma pontuação de 16,66 em 20, uma das mais altas do evento.

Entre os momentos mais intensos do dia esteve também Lucas ‘Chumbo’ Chianca, que protagonizou uma das atuações mais radicais do evento. O brasileiro surfou duas das maiores ondas da prova, que resultaram em duas quedas assustadoras.

No lado feminino, Justine Dupont voltou a brilhar. A surfista francesa, que vive na Nazaré com a família, repetiu o feito da edição anterior e conquistou novamente o prémio de Melhor Performance Feminina. Com estilo e controlo, Dupont dominou as condições pesadas, sendo resgatada em segurança pelo seu parceiro de tow-in, Eric Rebiere.

Apesar das condições excecionais, o evento acabou por ser encurtado. O nevoeiro, seguido de uma falha de energia no promontório, levou a organização a tomar a decisão de terminar a competição após a primeira ronda, garantindo sempre a segurança dos atletas.

Contas feitas, Nic e Roseyro venceram o prémio por equipas, enquanto que Justine Dupont e Lucas Chianca venceram a nível individual. Quem também venceu foi o público, que compareceu em número recorde para um evento de surf em Portugal e que assistiu a algo muito especial.

Comentários