O circuito mundial já viu um pouco de tempo nos mais de 30 anos de existência da divisão CT/QS.

Já se assistiu a surfistas a desistirem a meio por diversas razões, ao GOAT do surf mundial a espremer o seu status para receber wildcards anuais, ao mesmo tempo que não se comprometia totalmente ao circuito e campeões mundiais a tiraram anos sabáticos e voltarem com wildcards.

O ano de 2026 ia ser recordista a nível de retorno de ex-campeões mundiais, com John John Florence, Gabriel Medina, Carissa Moore e Stephanie Gilmore a comprometerem-se ao Championship Tour de 2026. Com estes surfistas e os já estavam na elite do surf mundial a disputa pelo título deste ano prometia ser uma das mais épicas de sempre mas hoje a WSL anunciou que John John afinal não estará presente.

Segundo a WSL JJ decidiu sair do CT de 2026 e prolongar a sua pausa das competições a tempo inteiro para continuar focado na família e nas viagens.

Ao explorar o mundo com a minha família, aprendemos novas formas de viver, vimos sítios novos, encontrámos ondas para os três e acordámos quase todos os dias cheios de entusiasmo para ver mais e fazer tudo juntos”, disse Florence. “Isso confirmou mesmo que este é o nosso sonho neste momento. Decidimos continuar em 2026 com o objetivo de, se tudo correr bem, dar a volta ao mundo inteira. Quero tornar-me um melhor surfista, quero ser o melhor pai que conseguir e juntar tudo isso com aventura constante e curiosidade.”

Apesar da aparente perda para quem acompanha o tour, há um surfista que gostou muito da notícia, o marroquino Ramzi Boukhiam, que se lesionou ao fim de poucas etapas e perdeu as suas hipóteses de qualificação. Apesar de ter toda a legitimidade para pedir um injury wildcard, o regresso de Medina e Florence acabou por ocupar as vagas normalmente atribuídas a essa causa. E, quando menos se esperava, a vaga surgiu e Marrocos volta a ter um representante no tour.

Mais novidades em breve…

Comentários