As ondas da Praia do Mirante, em Santa Cruz, vão ser o palco da quarta e derradeira etapa do Junior Tour 2025, com as ondas do Oeste a prepararem-se para coroarem os campeões nacionais Sub-20. A 26 e 27 de junho, os melhores juniores portugueses vão competir no Santa Cruz Projunior, competição que se insere no mapa desportivo do Festival Santa Cruz Ocean Spirit, sendo que o quadro de competição já é conhecido.
 
Tiago Stock e Maria Salgado chegam a esta etapa na liderança dos respetivos rankings e afirmam-se como os principais candidatos ao título. Mas se no caso feminino, Salgado tem já praticamente uma mão no troféu, no setor masculino a disputa promete ser mais intensa e emocionante, com João Roque Pinho e Francisco Ordonhas a chegarem a Santa Cruz também em boa posição de alcançar o título nacional Sub-20, para além de Tiago Guerra e Francisco Mittermayer, ambos matematicamente com um cenário mais complicado para chegar ao título nacional.
 
Tiago Stock, atual líder do ranking masculino no Junior Tour
“Espero poder mostrar o meu surf e apresentar consistência e inovação do surf atualmente. É isso que tento ter no meu critério de manobras. Obviamente que tenho o título na cabeça, pois é um sonho que tenho desde criança, mas tento não pensar muito nisso. Penso que tudo acontece por uma razão e vamos ver como corre. Estou com muita confiança para esta etapa.”
 
João Roque Pinho, atual vice-líder do ranking masculino do Junior Tour
“As expectativas para esta etapa final são muito altas, vai ser uma prova intensa e com um nível muito elevado. Sem dúvida que conquistar este título, é um dos grandes objetivos da temporada. Tenho trabalhado muito para chegar até aqui e agora é dar tudo em Santa Cruz para terminar o ano da melhor forma possível.”
 
Francisco Ordonhas, atual campeão europeu júnior em título e número 6 do ranking do Junior Tour
“As expectativas são altas, as previsões parecem bem boas, por isso, tem tudo para ser uma boa etapa. Ser campeão é um objetivo que se tornou bastante mais difícil ao não conseguir estar presente na etapa do Porto e estar com uma etapa a menos que os restantes é, sem dúvida, um desafio, mas vou focar-me apenas no meu trabalho e ver como acaba. O que depender de mim vou controlar e o que depender dos outros já não me cabe a mim, por isso vou estar focado apenas no que posso controlar.”

Cenários para o título masculino
– Tiago Stock e João Roque Pinho são campeões se vencerem a etapa;
– Francisco Ordonhas precisa de vencer a etapa e esperar que Tiago Stock não chegue à final;
– Francisco Mittermayer e Tiago Guerra também entram nas contas, mas têm de ganhar e esperar por resultados de terceiros.
 
No lado feminino as contas são mais simples para Maria Salgado, que necessita apenas de alcançar o 5.º lugar final para revalidar o título nacional Sub-20. Ou seja, a jovem surfista de Santa Cruz, de 18 anos, é campeã nacional caso atinja a ronda 2 e não seja pior que terceira classificada no heat dessa fase.
 
Destaques Round 1 – Masculino
Heat 4: Francisco Ordonhas x Manuel Costa x Baltazar Leão x Guilherme Reis  
Heat 6: João Roque Pinho x Rodrigo Rocha x Gustavo Viana x Louis Escudeiro
Heat 7: Tiago Stock x Zé Champalimaud x Salvador Dias
 
Destaques Round 1 – Feminino
Heat 2: Lua Escudeiro x Miriam Julião x Constância Simões x Madalena Camilo
Heat 3: Maria Salgado x Suri Rodrigues x Francisca Miranda x Inês Piedade
 
Além da atribuição dos títulos nacionais, o Junior Tour funciona como uma plataforma de treino em competição para os surfistas juniores ganharem experiência e aperfeiçoarem o seu talento antes de entrarem na carreira sénior na luta pela afirmação a nível nacional e internacional.
 
A importância e o sucesso do Junior Tour, que segue os padrões etários da World Surf League, está bem patente em alguns nomes que fazem parte da lista de campeões e hoje lideram o surf português como Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Tomás Fernandes, Teresa Bonvalot ou Carolina Mendes, entre outros. Martim Nunes e Maria Salgado são os atuais campeões nacionais da categoria.
 
Junior Tour – Galeria de Campeões
2024 – Martim Nunes & Maria Salgado
2023 – Martim Nunes & Gabriela Dinis
2022 – Martim Nunes & Érica Máximo
2015 – Tomás Fernandes & Carolina Mendes
2014 – Tomás Fernandes & Teresa Bonvalot
2013 – Francisco Alves & Ana Sarmento
2012 – Francisco Alves & Carina Duarte
2010 – Vasco Ribeiro & Carina Duarte
2009 – Frederico Morais & Francisca Santos

O Projunior Santa Cruz está inserido no Santa Cruz Ocean Spirit, um dos festivais com mais tradição no nosso país e que em 2025 vai para a 17.ª edição.
 
Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
“Mais uma vez, o Projunior faz parte do Santa Cruz Ocean Spirit, promovendo Santa Cruz como um destino turístico ideal para desportos de ondas. É muito significativo que esta competição, onde são disputados os títulos nacionais de surf na categoria júnior (Sub-20), ocorra em Torres Vedras, um município comprometido com a valorização e promoção dos talentos emergentes.”
 
Marcelo Martins, da Onda Pura Surf Center, responsável pela organização da prova
“Organizar uma etapa do Projunior nacional na Praia de Santa Cruz é já uma tradição e é com muita satisfação que o fazemos pelo quarto ano consecutivo, o que traduz o sucesso que a prova tem tido nesta praia reconhecida pelas condições de excelência para o surf. Vamos ter os melhores surfistas nacionais Sub-20 a disputar o título nesta etapa final, pelo que está garantido um fim-de-semana cheio de emoção e grande nível de surf. “
 

Comentários

Os comentários estão fechados.