O World Championship Tour já está a chegar ao fim mas, mesmo faltando apenas uma etapa, muito está por decidir. A última etapa, o Billabong Pipe Masters, começa a 8 de Dezembro e o período de espera estende-se até dia 20. A grande novidade de 2014 é que os surfistas locais não terão tantas vagas como no passado, o que poderá jogar a favor de alguns candidatos.

Mas não é só o título mundial que está “on the line”, também a qualificação está em jogo para vários surfistas e Tiago Pires é um deles. O português não conseguiu no MOCHE Rip Curl Pro Portugal quebrar a sua “maldição” com Peniche e segue para Pipeline a precisar de um excelente resultado.

Teoricamente um 3º lugar poderia chegar pois Tiago assim eliminava os pontos de um 25º lugar (500 pontos) e substituía por 6.500, “lucrando” 6.000 pontos no processo. Assim Saca passava para 22º lugar, o último de qualificação, mas isso implicava que os outros adversários que estão nesta disputa não pontuassem. Caso o façam Tiago poderá precisar de chegar à final para se qualificar pelo WCT. Pires nunca passou uma bateria em Pipe mas o seu surf encaixa-se bem em ondas tubulares e tudo pode mudar este ano. Além disso, antes de chegar a esta etapa, Saca irá competir em três provas Prime, e dois resultados altos poderão conseguir a qualificação por essa via.

Já o título estará ao alcance de apenas três surfistas, Gabriel Medina, Mick Fanning e Kelly Slater. O 11x campeão mundial é o mais “provado” em Pipe, tendo vencido várias vezes ao longo das três últimas décadas, incluindo em 2013. Mas Medina também já mostrou mestria nas ondas desta perigosa bancada, e Fanning garantiu lá o seu terceiro título mundial no ano passado. Eis as nossas contas não oficiais:

– Se Gabriel Medina chegar à final em Pipe será campeão mundial.
– Se Gabriel Medina ficar em 3º ou 5º em Pipe, Kelly Slater fica fora da disputa e Mick Fanning terá de vencer em Pipe para garantir o título.
– Se Gabriel Medina ficar em 9º em Pipe, Kelly Slater fica fora da disputa e Mick Fanning terá de chegar à final Pipe para garantir o título.
– Se Gabriel Medina ficar em 13º ou 25º em Pipe, Mick Fanning precisa de 3º lugar para ser campeão ou 5º para empatar e aí haverá um heat (surf off) para desempatar e decidir o título.
– Kelly Slater precisa de vencer a etapa e esperar que Mick Fanning não passe do 3º lugar e Gabriel Medina do round 3.

Algo nos diz que será um final de ano épico!!!

Comentários

Os comentários estão fechados.