Terminou a terceira edição do Sagres Surf Culture, que teve lugar no design hotel Memmo Baleeira, em Sagres. Ao longo de três dias, artistas das mais diferentes áreas ligados pela paixão pelo surf, reuniram-se, expuseram, debateram e partilharam com um público que acorreu em grande número a este Sagres Surf Culture 2014. A realçar, mais uma vez, o ambiente ímpar vivido neste encontro entre diferentes gerações, artes e sensibilidades.

O evento abriu na sexta-feira com a inauguração da mostra colectiva de artistas. Nesta estiveram presentes os trabalhos do fotógrafo Sérgio Rosário, dos artistas visuais Gemeniano Cruz, João Neto e Gonçalo Osório, do pintor Sérgio Fernandes, e dos criadores de pranchas José Antunes e Pedro Falcão. O dia de sábado foi dedicado às palestras. Joana Vasconcelos, do projecto Mar Dentro, Xandi Kreuzeder e João Parrinha, da Skeleton Sea, e José Antunes, da Yoni Surfboards, abriram com o primeiro painel do dia, onde se aflorou o tema da sustentabilidade. No segundo painel do dia, Frankie Chavez falou da sua carreira –  e ainda deu uns acordes de guitarra – enquanto que o designer, músico e criador de pranchas Pedro Falcão fez um resumo do seu percurso.

Gonçalo Cadilhe, Nuno Jonet e Pedro e Mário Patrocínio encerraram o dia de palestras. O escritor da Figueira da Foz viajou pelo seu próximo livro recordando as suas viagens, Jonet deu uma verdadeira aula de história e os irmãos Patrocínio mostraram o seu trabalho visual. O dia terminou com um extraordinário concerto acústico de concerto de Frankie Chavez num repleto Warung Bar. No domingo, a manhã foi dedicada à já tradicional conversa entre artistas, participantes e público no jardim do Memmo Baleeira. Em registo descontraído e num cenário para sempre recordar, surgiram ideias, sinergias e propostas para o futuro.

João Rei, organizador do evento, referiu que “o Sagres Surf Culture está a consolidar o conceito para o qual foi pensado, de revitalizar o surf na sua essência mais pura; a da amizade e respeito mútuo”, acrescentando que “esta edição, tal como as anteriores, foi mais uma prova disso! A energia criativa reunida aqui em Sagres deixou-me com um grande sorriso e a desejar que chegue o próximo!” Rodrigo Machaz, director geral dos memmo Hotels, patrocinador principal do evento, sublinhou a importância do mesmo. “O Sagres Surf Culture tornou-se, em apenas três anos, no evento cultural mais relevante do Algarve e um dos mais marcantes a nível nacional, junto da comunidade do surf. A qualidade desta última edição mostra que tendo como mote a paixão pelo o mar e pelo o surf, a cultura manifesta-se das mais diversas formas. Foi muito bom ver o hotel mais uma vez “invadido” por tamanha onda de criatividade onde o espírito de partilha esteve sempre presente. Um evento a não perder e cada vez mais surpreendente!”

“See you next year”!!!

Comentários

Os comentários estão fechados.