Surf e política é algo que normalmente não dá para misturar, mas há excepções. Dustin Barca foi um surfista polémico desde muito jovem, quando terminou a sua relação profissional com a marca que o patrocinou durante vários anos de modo algo violento.

Outro momento polémico foi quando se desentendeu com o seu companheiro de equipa, Adriano de Souza, no Tahiti em 2009. Os dois tiveram uma discussão dentro de água e acabaram à luta fora de água, criando assim uma rivalidade que “obrigou” Adriano a estar acompanhado por um segurança durante toda a sua temporada havaiana.

Mesmo assim, Barca, surfista da ilha do Kauai, teve bastante sucesso na sua carreira como surfista profissional. O seu sonho sempre foi juntar-se aos seus ídolos, Andy e Bruce Irons, no WCT mas, quando se qualificou, já os seus companheiros de ilha estavam fora do tour. Talvez por isso, Dustin não se tenha mantido mais de um ano na elite e quando não se requalificou, por uma unha negra, não voltou a correr o WQS.

Quando saiu do tour, além de se manter relativamente mediático no meio do surf, dedicou-se à MMA (Mixed Martial Arts), onde também teve muito sucesso. Nos últimos anos investiu praticamente toda a sua energia na luta contra uma das maiores empresas do mundo, a Monsanto.

Isto porque é na ilha do Kauai que muitos dos produtos (comida geneticamente modificada) desta multinacional são originalmente testados. E apesar dos benefícios a uma escala global destes produtos serem positivos, os locais sentem que a sua ilha está a ser “envenenada”, tal como os seus habitantes.

Liderados por Dustin e outros lideres de opinião locais, a população desta ilha têm-se revoltado contra a Monsanto e os políticos que permitiram esta situação. As vitórias da parte dos protestantes têm sido pequenas mas importantes, e poderão mudar muita coisa a longo prazo. Aproveitando a expressão que tem no momento, e com o objectivo de ter um papel mais importante nas decisões, Dustin Barca candidatou-se a Presidente da Câmara.

As eleições estão para breve e Barca parece estar bem lançado para conseguir esta posição, será que se vai tornar no primeiro top do WCT na política?

Comentários

Os comentários estão fechados.