Foi um dos mais graves acontecimentos que alguma vez envolveu um surfista profissional. A história já é bem conhecida tanto no Brasil como no resto do mundo e a revolta perante a violência deste acto é geral.

Foi no dia 19 de Janeiro que o conhecido tube rider brasileiro, Ricardo dos Santos, foi covardemente baleado, tendo falecido devido aos seus ferimentos no dia seguinte. O alegado assassino é um membro da polícia, Luís Brentano, que foi preso no mesmo dia e mais tarde transferido para uma prisão em Joinville, onde se encontra a aguardar o fim do julgamento.

Esta semana foi comunicado que Brentano tem autorização para voltar a trabalhar. O facto de voltar ao activo não significa que saíra da prisão já que foi proibido de ter qualquer ligação com o exterior ou acesso à internet, ficando provavelmente com uma função de manutenção ou cargo administrativo.

O policia militar continua a receber parte do seu ordenado, mas o facto de voltar ao activo não significa que passará a receber a sua totalidade. No entanto, por cada três dias de trabalho Luís irá abater um dia da sua pena.

Muitos dos melhores surfistas do Brasil têm mostrado a sua revolta perante esta situação via facebook, mas outros nomes conhecidos desse país também se têm envolvido no caso. Uma das mais populares menções veio do famoso rapper Gabriel o Pensador, que incluiu uma frase sobre Ricardo no seu mais recente “hit”, “Chega”. O caso já está a chegar ao fim e cerca de 23 testemunhas foram ouvidas. Será feita justiça?

Comentários

Os comentários estão fechados.