Um dos grandes destaques do Prio Softboard Heroes de 2025 foi um dos melhores goofies a nível nacional, Henrique “Neco” Pyrrait. O top nacional da Ericeira surgiu em Santa Cruz em grande forma e alternou vitórias com Vasco Ribeiro as principais divisões, tendo ficado em primeiro lugar na categoria “Pros” e em segundo na que juntava todos os competidores do evento. A ONFIRE falou com Pyrrait, para saber um pouco mais sobre a sua prestação no evento e mais algumas novidades…

És sempre um “contender” em eventos de softboard, como se viu há uns meses no Flowturama e agora no Prio Softboard Heroes. Tens muita experiencia a surfar de softboard?
É sempre bom ser um contender em algum campeonato! Ahaha
Na realidade não tenho assim tanta experiência com softboards, mas desde muito novo que gosto de brincar com essas pranchas e no verão em dias que o mar está muito pequeno sempre gostei de agarrar nesses pequenos barquinhos e ir surfar! Talvez isso me ajude a ter alguma facilidade a surfar com softs!

Alguns heats foram muito competitivos, lembrando a Liga! Como foi a ambiente na água?
Foram todos bastante competitivos mas o ambiente na água era super relaxado!! Nada que se compare com um campeonato da Liga embora todos quiséssemos angariar o máximo dinheiro possível para as nossas equipas o espírito competitivo existia, mas nada comparado a um campeonato mais a sério!

O que achaste do evento em geral?
Adorei, acho que iniciativas como estas só fazem o nosso desporto crescer! O surf só por si, já é a melhor coisa do mundo, e ao estarmos a surfar por causas tão boas e associados a funções/associações que procuram ajudar o próximo é sem muito gratificante! Espero que este evento continue e que a cada ano que passa o surf continue a fazer a diferença na vida de tantas pessoas, seja de que forma for! Parabéns a toda a organização, e patrocinadores por apostar em eventos destes.

Qual foi a prancha que gostaste mais?
Embora não tenha usado todas, porque ainda eram bastantes, a que gostei mais foi a que me fez ganhar a final ahaha uma Flowt Marshmallow 5’6″ ! Mas havia lá mais uma ou outra que tinha bom aspecto!

Quais são os teus objectivos no surf actualmente?
O meu objetivo no surf hoje em dia é bastante simples, divertir-me o máximo possível, apanhar boas ondas com as pessoas que gosto e continuar a viajar! Gostava muito que a competição fizesse mais parte do plano mas a verdade é que sem apoios torna-se muito difícil e prefiro canalizar o meu dinheiro para outras coisas! Mas o surf continua e vai sempre continuar a ser a minha vida e tudo o que eu faça vai ser com o surf envolvido!

Em que plano está a competição para ti neste momento?
Como mencionei na resposta anterior, a competição não é uma prioridade para mim neste momento! Gostava de continuar, mas os anos passam e as prioridades vão mudando! E com um bebé de um ano a minha prioridade é que não lhe falte nada! E na altura que competia “mais a sério”, mais de 80% do dinheiro que gastava em viagens,alimentação, estadias, inscrições era dinheiro do meu bolso, e hoje em dia não posso nem quero dar-me ao luxo de o fazer!
Por essas mesmas razões, faço as etapas da Liga MEO quando cá estou, e faço os campeonatos organizados pelo Ericeira Surf Clube! E apesar de ter saudades de mais, já me considero um privilegiado por ter estas opções!
Amo competir, amor vestir a lycra de competição, mas acima de tudo isso, o que eu amo mesmo é surfar!

Comentários

Os comentários estão fechados.