Como previsto, o WSL World Junior Championships Philippines arrancou logo no primeiro dia do período de espera com ondas boas em Urbiztondo Beach, San Juan, mas desordenadas, até aos dois metros.
A prova começou com a categoria masculina e os melhores surfistas do mundo com 20 anos ou menos tiveram alguma dificuldade em encontrar o ritmo, sendo que vários heats foram decididos com médias abaixo dos dois dígitos. O único destaque do dia foi mesmo o mexicano Lucas Cassity, dominou o seu heat com um score um pouco acima da média.
Na categoria feminina foi bem o que se esperava. As irmãos bascas Annette e Janire Etxabarri dominaram os seus heats, tal como a surfista do CT Bella Kenworthy. Maria Salgado surfou contra Arena Rodriguez e Cathleya Casals no terceiro heat do round 1 mas a primeira estava “iluminada”. Arena apanhou todas as ondas com potencial que apareceram e surfou-as bem. Salgado começou devagar, tendo sofrido uma interferência com Cathleya, que deixou a local fora da disputa. Maria foi crescendo ao longo do heat, com destaque para uma manobra isolada, um reentry a soltar o tail numa secção pesada, que lhe deu uma nota de 6.33 pontos. A portuguesa acabaria por cair para o round 2, onde terá mais uma oportunidade de lutar pelo título mundial júnior. A sua próxima adversária será Catalyna Zariquiey no oitavo heat da fase de repescagem.
Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!









Comentários