Depois de quatro lay days os oito surfistas ainda em prova na disputa pelo título mundial no World Junior Championships Philippines Presented by Purefoods & Magnolia voltaram à água.

As ondas nem chegavam ao meio metro e os competidores mais leves e mais dominantes em ondas muito pequenas acabaram por levar vantagem. O primeiro heat do dia, Vaihitimahana Inso vs Isla Huppatz, foi decidido por uma pequena decisão errada da havaiana Vaihitimahana, que arriscou demasiado na sua melhor onda e não conseguiu “espremer” até ao fim, o que permitiu que Huppatz avançasse para a final por muito pouco. De seguida a campeã em título e grande favorita à vitória, Sierra Kerr, usou o facto de estar de frontside nas pequenas direitas de Urbiztondo Beach para acabar com as hipóteses da basca Janire Etxebarri que assim perdeu as suas hipóteses de encerrar a sua carreira júnior com um super merecido título mundial. Na final Isla Huppatz abriu com a melhor nota do heat, um 7,17, deixando Kerr a correr atrás do prejuízo. Com mais três palmos de ondas o resultado provavelmente teria sido outro, mas a filha de Josh não conseguiu dar a volta o resultado e Isla, com apenas 18 anos, conquistou o título.

A prova masculina foi semelhante. Lennix Smith era o grande favorito à vitoria mas foi parado por pouco pelo seu conterrâneo Dane Henry, enquanto que o israelita Nadav Attar parou outro grande nome, Winter Vincent, garantindo que esta final não fosse 100% aussie. Contas feitas foi Dane Henry quem se deu melhor nas pequenas ondas, garantindo assim a vitória neste que foi provavelmente o World Junior Championship realizado com as ondas mais “marginais” dos seus mais de 20 anos de história.

Comentários