A WSL acaba de anunciar a entrada da Nova Zelândia, no calendário do Championship Tour de 2026. De 15 a 25 de maio a elite do surf mundial vai competir na onda de esquerda de Raglan, na costa oeste da região de Waikato. O New Zealand Pro entra no calendário como a quarta etapa do novo formato do CT da WSL e vai acontecer na melhor altura do ano para a onda mais famosa da Nova Zelândia.

A Nova Zelândia tem um longo historial a receber eventos de surf profissional, incluindo etapas femininas do CT entre 2010 e 2013 em Taranaki, que depois passaram a ser eventos QS, um QS masculino em Raglan em 1995 e o Rip Curl Pro Raglan, parte da New Zealand Surf Series, que decorreu durante mais de duas décadas. O evento “Backdoor King and Queen of the Point” de 2026, organizado pela Surfing New Zealand no início de maio, vai servir como trials oficiais para esta etapa.

A assinalar o 50.º ano do World Tour, 2026 traz um aumento no número de mulheres em prova, bem como um calendário conjunto de 12 etapas do CT masculino e feminino, que vai decorrer de abril a dezembro de 2026. O tour começa na Austrália e termina no Havai, com um Pipe Masters renovado a fechar a temporada numa final decisiva e cheia de emoção.

A Nova Zelândia será um dos nove eventos da “época regular”, com 36 homens e 24 mulheres em competição. Depois da 9.ª etapa, os quadros reduzem para 24 homens e 16 mulheres em duas provas, antes do encerramento da temporada no Pipe Masters. As classificações finais da época — e os títulos mundiais — vão ser decididos com base nos melhores nove resultados de um total de 12.

Além disso, todos os eventos do CT vão passar a ter um formato mais simples, eliminando rondas sem eliminação. Esta mudança aumenta a pressão desde o início e cria mais oportunidades para baterias de alto impacto em condições ideais.

Calendário de 2026
Bells Beach
, Victoria, Austrália | 1 a 11 de Abril
Margaret River, WA, Austrália | 16 a 26 de Abril
Snapper Rocks, Queensland, Austrália | 1 a 11 de Maio
Raglan, Nova Zelândia | 15 a 25 de Maio
Punta Roca, El Salvador | 5 a 15 de Junho
Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil | 19 a 27 de Junho
Teahupo’o, Tahiti | 8 a 18 de Agosto
Cloudbreak, Fiji | 25 de Agosto a 4 de Setembro
Lower Trestles, San Clemente, Calif., EUA | 11 a 20 de Setembro
Surf Abu Dhabi, Abu Dhabi, UAE | | 14 a 18 de Outubro
Peniche, Portugal | 22 de Outubro a 1 de Novembro
Pipeline, Havaí, EUA | 8 a 20 de Dezembro

Comentários