Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong apresentou oficialmente, esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, as principais novidades para 2026, numa conferência de imprensa que marcou o arranque daquela que será a edição mais ambiciosa da história do campeonato. O evento volta a afirmar-se como uma referência mundial em ondas tubulares e assume, este ano, uma dimensão reforçada, com uma estratégia clara de evolução e internacionalização.

A prova principal regressa à praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, com um período de espera entre 12 de janeiro e 12 de março de 2026, mantendo o formato que define o ADN do Capítulo Perfeito: a realização da competição exclusivamente no melhor dia de surf do inverno português. Este conceito, assente na flexibilidade e na leitura criteriosa das previsões, permite ao evento esperar pelo momento ideal e garantir ondas grandes, tubulares e de classe mundial.

“Acima de tudo, o Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong é um evento que, de ano para ano, tem tido um grande crescimento, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. É um evento que está ligado ao surf, ao desporto, a um modo de estar e de vida que coincide com o modo de vida de todos os Cascaenses”, comentou Nuno Piteira Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Cascais. “Com a projeção que tem tido, quer a nível nacional, com o público que se dirige à praia de Carcavelos para assistir, quer nas redes sociais e na internet, visto em todo o mundo por quase 100 milhões de pessoas, é um evento que a Câmara Municipal de Cascais irá continuar a apoiar e onde irá continuar a investir. Precisamente hoje, partilhámos mais novidades sobre este investimento e o reforço de posicionamento deste evento, não apenas em Carcavelos mas também noutros pontos do planeta.”

INTERNACIONALIZAÇÃO: MOÇAMBIQUE E INDONÉSIA EM 2026

Durante a conferência foi também apresentada a intenção de explorar as melhores temporadas de ondas em diferentes geografias, visão que sustenta a expansão do Capítulo Perfeito para fora de Portugal. Em 2026, esta estratégia concretiza-se com a realização de dois eventos internacionais, em Moçambique, na Praia da Barra, com um período de espera entre 12 de janeiro e 30 de março, e na Indonésia, em Desert Point, Lombok, entre 1 e 15 de setembro, dois destinos reconhecidos pela excelência das suas ondas.

Esta expansão internacional – que teve um primeiro momento em 2024, quando o Capítulo Perfeito levou a Nova Geração até às ilhas Mentawai, na Indonésia – reflete uma ambição há muito assumida pela organização do evento: levar o conceito da prova além-fronteiras e criar uma plataforma verdadeiramente global, capaz de colocar os melhores tube riders do mundo a competir nas melhores ondas do planeta. Fiel à sua identidade, o campeonato expande-se para continuar a procurar cenários de excelência, onde as condições naturais elevam o desempenho dos atletas e garantem um espetáculo único.

À semelhança da prova portuguesa, os eventos de Moçambique e Indonésia irão respeitar o princípio de esperar pelo dia certo, colocando à prova os quatro primeiros classificados da edição de Carcavelos, juntamente com dois surfistas locais e dois surfistas internacionais em formato wildcard.

“Celebramos mais um ano de Capítulo Perfeito, agora com um passo decisivo na estratégia global do evento”, disse o promotor Rui Costa. “Sempre assumimos esta ambição e quero agradecer aos 89 surfistas que participaram desde 2012, à Câmara Municipal de Cascais pelo apoio em 8 das 12 edições, ao Turismo de Portugal, a todos os parceiros e, em especial, à Billabong, connosco desde 2014, ajudando a preservar o ADN do surf neste evento. 2026 será um ano de grandes desafios: passamos de procurar uma ondulação por ano para três, em três continentes. Esta é a verdadeira dimensão internacional do Capítulo Perfeito. Estão todos convidados a viver este espetáculo em Carcavelos, depois em Moçambique e, mais tarde, na Indonésia”, concluiu.

LINE-UP 2026: 16 SURFISTAS E NOVOS NOMES CONFIRMADOS

Em Carcavelos, o Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong mantém o line-up clássico de 16 surfistas convidados, reunindo atletas internacionais de renome, surfistas portugueses com entrada direta, wildcards especiais e um surfista nacional eleito pelo público.

Entre os surfistas internacionais já confirmados para a edição de 2026 estão Balaram Stack (EUA), Bruno Santos (BRA), Joel Parkinson (AUS), Noah Beschen (HAV), Rob Machado (EUA), Soli Bailey (AUS), Torrey Meister (HAV) e Tosh Tudor (EUA). A edição de 2026 marca ainda um momento histórico com a presença da primeira surfista feminina internacional a competir diretamente na prova principal do Capítulo Perfeito: Anne dos Santos (BRA).

Sobre a sua participação no campeonato, Anne dos Santos partilha: “Tenho muita honra de ser a primeira mulher internacional a ser convidada para participar no Capítulo Perfeito em Portugal. As mulheres, a cada ano, aumentam o nível de surf em ondas tubulares, e a nossa presença em campeonatos que se focam exclusivamente em tubos mostra que temos capacidade para essa grande conquista.”

A representação portuguesa com entrada direta inclui João Maria Mendonça, Miguel Blanco e Nicolau Von Rupp, juntando-se ainda o wildcard de campeão em título Cam Richards (EUA).

VOTAÇÃO DO PÚBLICO E WILDCARDS

À semelhança das edições anteriores, o Capítulo Perfeito volta a envolver diretamente os fãs através de uma votação online que irá eleger um surfista português para integrar o quadro final da competição. A votação decorre entre 8 e 11 de janeiro, no site oficial do evento (www.capituloperfeito.com), sendo o vencedor anunciado no dia 12 de janeiro, em direto, no programa Manhã Informativa da Sport TV+.

Estão a votação Pedro Boonman, Lourenço Sousa, Martim Fortes, Tiago Stock, Guilherme Fonseca, Afonso Antunes e Luís Perloiro, sendo que apenas um garantirá acesso à prova principal.

A integrar a lista final de 16 competidores estará também o futuro vencedor do Cascais Capítulo Perfeito Trials presented by UF Carcavelos Parede, em memória de Dapin,prova de triagem exclusivamente dedicada a surfistas locais, que decorrerá em Carcavelos durante o período de espera da competição principal.

A organização reserva ainda um último convite especial, o Wildcard Performance, que será atribuído a um surfista a anunciar apenas nas vésperas da prova. Este wildcard permitirá convidar diretamente uma estrela internacional que se destaque em ondas tubulares durante o período de espera do evento. Na edição passada, o surfista australiano e ex-campeão mundial Joel Parkinson foi a grande surpresa a marcar presença na praia de Carcavelos, e este ano a tradição mantém-se, acrescentando uma camada adicional de expectativa e suspense àquele que é já o campeonato de surf mais aguardado do ano. 

SPECIAL WOMEN HEAT REGRESSA EM 2026

Na conferência de imprensa foi igualmente confirmado que o Special Women Heat,estreado em 2025, volta este ano com a participação de Camila Cardoso, Gabriela Dinis, Mafalda Lopes e Maria Salgado, reforçando o compromisso do evento com a valorização do surf feminino.

PRÉMIOS

Na edição de 2026, os surfistas participantes do Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong competem pelo desejado prize money e o troféu especial Ricardo dos Santos Atitude, que volta a distinguir o surfista mais destemido e comprometido de todo o evento. Além disso, em ambas as competições na Indonésia e Moçambique os surfistas estarão a competir por um prize money by Cascais de 10.000 euros.

SURFERS LIST – TOTAL DE 16 ATLETAS

Surfistas Internacionais (9)

  • Anne dos Santos
  • Balaram Stack
  • Bruno Santos
  • Joel Parkinson
  • Noah Beschen
  • Rob Machado
  • Soli Bailey
  • Torrey Meister
  • Tosh Tudor

Surfistas Portugueses (3)

  • João Maria Mendonça
  • Miguel Blanco 
  • Nic von Rupp

Wildcard campeão 2025 (1)

  • Cam Richards

Wildcard vencedor dos Trials (1 – A definir)

Participantes: João Moreira, Martim Nunes, João Kopke, Bruno Mendonça, Salvador Vala, António Carvalho “Lacrau”, Francisco Mittermayer, Miguel Kilford.

Wildcard Performance (1 – A definir)

Convite a atribuir pela organização a um surfista internacional após ser dado o call para a competição.

Surfista Português votado pelo público (1 – A definir) 

Candidatos: Pedro Boonman, Lourenço Sousa, Martim Fortes, Tiago Stock, Guilherme Fonseca, Afonso Antunes e Luís Perloiro.

Women Special Heat

  • Camila Cardoso
  • Gabriela Dinis
  • Mafalda Lopes
  • Maria Salgado
Comentários