Aproveitando a falta de ondas sólidas no verão português o super grom da Arrifana, João Mendonça, arrancou para a Austrália para treinar e competir. Juntamente com o seu treinador Miguel Mouzinho, um dos melhores surfistas algarvios de sempre nos circuitos nacionais, João treinou em spots da Gold Coast, onde se preparou para um campeonato bastante importante, o Billabong Parko’s Grom Stomp, uma prova promovida, como o nome indica, pela Billabong e pelo ex-campeão mundial, Joel Parkinson.

Muitos dos melhores surfistas australianos também marcaram presença mas Mendonça foi avançando para a final de sub14, onde tinha como adversários Marlon Harrison, Zeb Stokes e Luke Skelton. A final foi realizada esta noite (na hora portuguesa) e foi completamente dominada pelo português!

Com notas de 8.67 e 7.50 pontos João deixou Skelton combinado, Stokes a precisar de 9.01 e Marlon Harrison a precisar de 8.75, acabando por vencer por mais de dois pontos de diferença de mais de dois pontos. Curiosamente Harrison, que era o campeão em título desta prova nos sub14, venceu os sub16, comentando inclusivamente que ficou bastante surpreendido por ter perdido na categoria mais jovem. Outros vencedores foram Stella Green (sub10 feminino), Jhaly Stokes (sub12 feminino), Lucy Tandler (sub14 feminino), Ellia Smith (sub16 feminino), Will Martin (sub10 masculino) e Ashton Pignot (sub12 maculino). Esta deverá ser a primeira vitória de um surfista português na Austrália, o que só confirma o potencial deste surfista! Parabéns João!

Comentários

2 comentários a “João Mendonça vence prova na Austrália”

  1. Bernardino Sena diz:

    Muitos parabéns para o João e para o pai, o meu amigo João Pedro. Continuação de grandes vitórias. Um abraço para os dois.

  2. Neto arrifana diz:

    Eles que fiquem cada vez mais surpreendidos o Joãozinho veio p ficar a mostrar a força da arrifana e de ??