O surf e as piscinas de ondas têm já uma relação de muitos anos. Entre os anos 80 e o início dos 90 houve vários eventos da ASP realizados em piscinas e quem não se lembra do filme “Desafio no Havai” (North Shore), que fez uma geração inteira sonhar com “ondas de cloro”.

Muitas foram entretanto descontinuadas mas recentemente este conceito parece ter florescido com piscinas como a Wabi Adventure, nos Emirados Árabes e o protótipo da Wave Garden no País Basco, facilmente as duas melhores piscinas de ondas de sempre.

Além disso ainda existe a Kelly Slater Wave Company e a Webber Wave Pools, dois projectos que prometem ser ainda melhores do que tudo o que já se fez até agora, mas que ainda não saíram da fase de protótipo.

Tanto a Wave Garden como o projecto de Slater e de Webber estão, ou estarão, disponíveis para ser implantados em modo de franchise, mas é um investimento de muitos milhões de euros.

No entanto um “engenhocas” indonésio provou que pode não ser preciso assim tanto para criar uma onda numa piscina. Em Java, Indonésia, um homem de nome “Fred” usou um método bastante rudimentar para criar uma onda num grande “tanque” de água, dando a conhecer as ondas a miúdos que vivem a três horas de distancia da costa e nunca sequer tinham visto o mar.

O mais curioso é que onda não se baseia na utilização de electricidade ou qualquer outra energia esgotável e pode ser “alimentada” com força humana. Por isso já sabes, se tiveres um tanque em casa e sempre sonhaste em surfar numa piscina só tens usar este conceito e já está!

Comentários

Os comentários estão fechados.