Sábado, dia 27 de Julho, irá acontecer uma mega concentração de surfistas, longboarders, bodyboarders e todos os amantes das ondas e de praia na Costa da Caparica. O objectivo é salvar as ondas (e praia) da Cova do Vapor e S.João da Caparica! E tu tens de ir!

Está prevista a construção de um Mega Terminal de Contentores na Trafaria o que irá colocar em causa o Surf em algumas das melhores praias da Costa da Caparica!

Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia, foi o portador desta “bomba” afirmando que o porto de contentores de Lisboa será transferido para zona da Trafaria.

A Caparica, que é sem dúvida nenhuma a maior praia urbana do país, e como tal é visitada por milhares de amantes do surf e praia anualmente e em todas as alturas do ano, poderá ver, com a construção deste mega terminal de contentores ( que se prevê ter sete vezes a dimensão da Alcântara) e de uma linha férrea para trazer os contentores para Lisboa, as ondas que vão da Cova do Vapor até aos vários picos do areal de S. João em perigo, principalmente devido à remoção de areias para permitir um canal com calado para os barcos de 400 metros.

É importante salientar que, supostamente, esta é uma zona protegida da arriba fóssil e por isso já teve a oposição de associações ambientalistas como a Quercus e o Geota.

O projecto do terminal é uma parceria público-privada com um investimento público à partida de 200 milhões de euros. De acordo com os especialistas portuários as soluções deveriam passar pelo melhor aproveitamento do porto de Sines ou pelo desenvolvimento de Lisboa+Setúbal, e não por um mega investimento num local inapropriado que vai exigir uma linha férrea com um custo de 160 milhões de euros, segundo o Presidente da Refer no Parlamento (mais do dobro do preço por quilómetro da linha de TGV entre o Poceirão e Caia).

Assim, como forma de protesto, a Associação Contentores Trafaria NÃO, em conjunto com clubes e escolas de surf da Costa da Caparica, e com a colaboração da SOS – Salvem o Surf, e o apoio da Câmara Municipal de Almada, organizou uma concentração este Sábado, dia 27, pelas 10H00, de forma a protestar contra o projecto, que para além de não ser sustentado em estudos de impacto ambiental, tem opções mais válidas e adequadas!

Pedro Dionísio, membro da Direcção da Associação Contentores na Trafaria NÃO!, faz assim um apelo a todos os surfistas como amantes de valores como o ambiente, as praias e as ondas para que se unam contra este atentado ambiental, participando no círculo surfista no sábado. Dionísio pede ainda para todos irem à página no Facebook (aqui) para assinar a carta aberta ao 1ºMinistro.

Assim, também nós te pedimos para que no dia 27 de Julho (Sábado às 10h00), NÃO FALTES a esta concentração pois temos a certeza que vivas onde viveres já surfaste ou conheces as ondas de uma das mais emblemáticas zonas de surf e praia do nosso país! Leva a tua prancha para formar um círculo para uma chamada de atenção, para dar visibilidade mas principalmente, para se mostrar a união e o poder dos surfistas contra a destruição das praias da Caparica. O ponto de Concentração é na Praia do CDS, no Centro Internacional de Surf, Sábado (27 de Julho) às 10h00!!!

Esperamos lá por ti!

 

Comentários

2 comentários a “Manifestação para Salvar o surf na Costa da Caparica | 27 Julho | 10H00”

  1. Maria Isabel malheiro diz:

    Afinal é às 10h ou 22h??