Supertubos, Peniche, um dos melhores beach breaks do mundo, vai receber durante os próximos 15 dias os melhores surfistas locais, nacionais, juniores (sub 16) e mundiais. Já está tudo pronto e Supertubos já está a começar a produzir a sua magia.

Neste preciso momento, quinta-feira, dia 4 de Outubro, Supertubos quebra com ondas de um metrinho e sem vento. E na água já há surfistas a competir entre si, evento este que marca o início da longa temporada de surf no mais famosos beach break português.

Trials of the Trials, por estranho que à primeira vez possa soar o nome, é o campeonato que irá apurar, entre os locais de Peniche, um nome para os Moche Trials do Rip Curl Pro Portugal. Estes Trials of the Trials, organizados pelo clube local de Peniche, o PPSC Surf Clube, são de extrema importância para a comunidade local de Peniche pois é desta forma que um local, que tem obviamente um conhecimento privilegiado das ondas daquela zona que é conhecida como Capital da Onda, poderá ter acesso a competir com os melhores do mundo.

Claro que para isso, além de vencer os Trials of the Trials, terá ainda de vencer os Moche Trials, que darão ao vencedor entrada directa no maior evento de surf realizado em Portugal, o Rip Curl Pro Portugal.

Para os Moche Trials irão ser seleccionados 16 surfistas. 10 virão do Moche Wildcards, ranking que sai das etapas da Liga MEO Pro Surf, e cuja última etapa começa amanhã, sexta-feira. Os restantes seis surfistas dos trials para o Rip Curl Pro serão apurados pela Rip Curl.

Assim, e como dito atrás, depois dos Trials of the Trials, arranca amanhã a última etapa do mais importante circuito nacional, a Liga MEO Pro Surf. Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro é o nome desta etapa que irá definir o nome da campeã nacional. Irá também definir, apenas oficialmente, o nome do campeão nacional masculino. Vasco Ribeiro é, como dissemos aqui, o campeão da Liga MEO Pro Surf 2012 uma vez que o único surfista que lhe poderia tirar o título seria Frederico Morais. No entanto, Morais encontra-se, juntamente com Vasco, em Bali para disputar o título de campeão mundial Pro Junior, daí Vasco Ribeiro ser campeão por antecipação. Mas, oficialmente, o título só poderá ser atribuído quando Frederico Morais, oficialmente mais uma vez, não comparecer no Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro.

Além do título de campeão da Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro e do importante ranking final da Liga MEO Pro Surf de 2012, é nesta etapa que se saberão ao certo quem serão os 10 surfistas com acesso aos Moche Trials. É importante relembrar que haverá mais duas vagas pois Vasco e Morais não deverão estar presentes pelo que o 11º e 12º do Moche Wildcards terão também acesso aos trails.

Tudo aponta para que o mar vá estar perfeito para a última etapa da Liga Meo Pro Surf com garantias quase certas que pelo menos no Sábado e Domingo tudo aconteça na onda rainha de Peniche, Supertubos.

Terminada esta última etapa da Liga MEO Pro Surf 2012, Supertubos continuará a receber surf. Segunda-feira, dia 8 de Outubro, e no dia em que as previsões para Supertubos são as melhores de todas (sem vento, swell de oeste e com maior intensidade de swell que os restantes dias), os melhores surfistas com menos de 16 anos irão competir no Rip Curl Grom Search presented by POSCA. Em jogo está não só a hipótese de ser campeão europeu do Grom Search assim como a oportunidade de competir na final internacional do Grom Search que acontece durante o Rip Curl Pro Bells Beach do ano que vem.

A defender as cores portuguesas neste Rip Curl Grom Search presented by POSCA estarão Tomás Fernandes e Guilherme Fonseca. No feminino estarão Camila Kemp e Keshia Eyre.

Terça-feira, dia 9 de Outubro, será o dia que Supertubos receberá os 16 surfistas que irão competir pela maior oportunidade das suas carreiras, competir numa etapa do World Tour. Tudo aponta para que, mais uma vez, tudo aconteça em Supertubos pelo que os Moche Wildcards não terão falta de acção.

E é na quarta-feira, dia 10 de Outubro, que começa o primeiro dia do período de espera do Rip Curl Pro Portugal presented by Moche e que se estende até dia 21. Durante toda a semana as previsões apontam para swell de oeste e praticamente sem vento pelo que toda a costa desde Supertubos até ao Pico da Mota deverá funcionar na perfeição. Caso o swell tivesse mais tamanho, certamente  Supertubos estaria novamente de gala (entenda-se que de gala, para um WT em Supertubos significa ondas com pelo menos metro e meio e tubulares). Mas ainda falta uma semana pelo que poderá entrar um bom swell.

Supertubos, Peniche e Portugal estão prontos para viver os mais intensos dias de surf competitivo em Portugal e, como não poderia deixar de ser, o staff da ONFIRE estará presente para te trazer todas as novidades diárias!

 

Comentários

Os comentários estão fechados.