No âmbito do festival internacional de cinema de surf – SAL – Surf At Lisbon, que decorrerá de 1 a 4 de novembro, no cinema São Jorge, a Billabong, patrocinador oficial do evento, reserva um dia especial para a apresentação de ‘Kissed by God”, “Vague à L’Âme” e “The Individuality of Tomás Fernandes”.
Dia 2 de novembro, data inesquecível para a Billabong, será o grande dia no SAL. Há oito anos, e precisamente nesta data, o mundo via partir uma das figuras mais incontornáveis do surf mundial – Andy Irons. A Billabong presta-lhe homenagem com a estreia, em Portugal, de ‘Kissed By God’, no dia em que se assinala a sua morte. Este filme, que é cabeça de cartaz no SAL, não é sobre surf, mas sim sobre a vida de um dos surfistas mais icónicos do mundo. Andy Irons, três vezes campeão mundial de surf, viveu ao máximo o topo da sua carreira, mas enfrentou conflitos internos insuperáveis.
O documentário relata a sua história sem filtros, repleta de energia, paixão, sucesso e desafios. Desafios estes que levaram o campeão do povo ao limite, que proporcionaram muitos dos melhores momentos do surfista havaiano, mas também os mais difíceis de lidar.
Em 2010, depois da etapa em Peniche e já de regresso a casa, Andy acabou por morrer de ataque cardíaco, provocado por uma mistura de drogas. Tinha apenas 32 anos, deixava um mundo de sucessos e excessos e a mulher grávida de oito meses.
Além de ‘Kissed by God’, o dia 2 de novembro será também marcado pela exibição de ‘Vague à L’Âme’, um documentário sobre Benjamin Sanchis e o universo do surf de ondas grandes, com Shane Dorian como actor principal. Vague à L’Âme retrata o sangue, o suor e o medo que envolvem a perseguição de ondas gigantes, em lugares como a Nazaré, Jaws e Mullaghmore. Filmado em 4K cinematográfico, esta longa-metragem oferece uma visão incomparável do mundo dramático da elite do surf de ondas grandes.
Para fechar o ciclo, a Billabong orgulha-se ainda de apresentar “The Individuality of Tomás Fernandes”, um mini clip de 5,30 minutos sobre a performance e o power surf do surfista da Billabong, que encontrou nas poderosas ondas do México o verdadeiro significado de “Individualidade”.
A Norte, e em parceria com a 58 Surf, a Billabong apresenta os três filmes no dia 10 de novembro, a partir das 21h30, no Mercado de Matosinhos. A festa, no Manifesto, organizada pela Surfrider Foundation Porto, prossegue após a exibição dos filmes e conta com a atuação do vocalista dos Souls of Fire.
Fica a promessa de umas horas bem passadas, onde se poderá ver o que de melhor se fez e se faz no surf mundial e nacional, com muita emoção e diversão à mistura.
SAL
2 de novembro
– 19h30 Sala 3 – Vague à L’Âme
– 21h30 Sala Manoel de Oliveira – The Individuality of Tomás Fernandes e Kissed by God
Mercado de Matosinhos
10 de novembro
– 21h30 – Vague à L’Âme || The Individuality of Tomás Fernandes || Kissed by God
– 24h00 – Festa – Manifesto
Comentários