Tudo começou com uma sessão épica no outer reef de Cortes Bank, um pico que fica a cerca de 80 quilómetros de distância do pedaço de terra mais próximo.

Este local já esteve fora de água há muitos milhares de anos, mas com a subida das águas acabou debaixo do mar. E em certas condições muito especificas de swell, Cortes torna-se num dos melhores picos de ondas grandes do planeta.

Essas condições aconteceram novamente em Dezembro passado e muitos dos mais destemidos big wave riders do mundo “rumaram” a essa ilha submersa. Entre eles estava Greg Long e Garrett McNamara, que viajaram em grupos diferentes.

As ondas estavam mais uma vez gigantes e a sessão prometia. Até que Greg e Garrett arrancaram na mesma onda, uma direita gigante que os “engoliu”. Pouco depois McNamara veio à tona enquanto que Long ficou debaixo de água durante três ondas deste set.

Quando finalmente veio acima, Greg Long estava inconsciente e a boiar de cabeça para baixo. Se não fosse a equipa de salvamento teríamos perdido mais um surfista de ondas grandes nesse dia, mas o salvamento decorreu sem problemas.

É vulgar no mundo das ondas grandes (e infelizmente no mundo das pequenas também), dois ou mais surfistas arrancaram na mesma onda. Mas, com a fasquia do que é fisicamente possível surfar a aumentar, também aumenta o perigo de acontecer algo grave quando nesses momentos.

E foi o que aconteceu aqui pois Garrett arrancou à frente de Greg, o que o obrigou mudar a sua linha e arrancar mais em frente, ficando mais longe do canal e mais perto da zona de impacto. Logo de seguida os ânimos exaltaram-se entre os barcos que estavam a dar apoio aos surfistas no Cortes Bank. A situação escalou para um ponto em que G-Mac sentiu-se na obrigação de escrever uma carta à comunidade e público em geral, a contar a sua versão dos acontecimentos.

Aqui estão alguns excertos traduzidos da sua carta, mas podes lê-la na integra AQUI.

O que aconteceu em Cortes Bank em Dezembro foi muito assustador e ainda tenho alguns pensamentos a peneirar pela minha cabeça sobre o que ocorreu. Eu tenho pena que isso tenha acontecido e estou muito agradecido por saber que o Greg está bem e de saúde. Se eu pudesse voltar atrás no tempo faria tudo o que fosse possível para que nenhum de nós apanhasse aquela onda ou para ser eu mais no inside a levar com a ondas.
/…/
Entrou um set e quando chegou mais perto de nós começou a quebrar mais para fora. Eu remei o mais rápido que pude em direcção ao canal porque a onda estava a “fugir” nessa direcção e para longe do grupo de surfistas. A esta altura não fazia ideia que alguém vinha atrás de mim. Quando remas para uma onda grande, estás tão concentrado nisso, em dropar e sobreviver, que arranquei sem saber que o Greg vinha atrás de mim por isso surfei a onda como se mais ninguém viesse nela...”

Depois desta carta ainda saiu uma segunda comunicação de Greg Long a dizer que estava tudo bem entre ele e Garrett e que acontecimentos deste tipo fazem parte do “big wave riding”. E, segundo o que apurámos, os dois estão a trabalhar em conjunto para definir novas medidas de segurança dentro de água, para que episódios deste estilo não se repitam. Será que se pode dizer que foi um mal que veio por bem?

Comentários

Os comentários estão fechados.