A conjuntura actual não é ideal para começar novos negócios na área do surf. O mercado está saturado e as marcas de surf e todo o meio à sua volta lutam para sobreviver.
No entanto, são nestas alturas que surgem grandes oportunidades. O empresário Paul Naude acredita que esta é a altura certa para meter mais uma “bomba” no mercado, a marca de roupa e acessórios V/ssla, que será acompanhada ainda pela D’Blanc, óculos e acessórios.
Paul Naude está ligado à indústria do surf desde 1973, foi o responsável pela linha de acessórios da Billabong durante muitos anos passando mais tarde por vários cargos de topo dentro desta marca. Em 2012 saiu da Billabong e uns meses depois tentou, sem sucesso, adquirir o grupo.
Recentemente o seu nome surgiu na indústria quando anunciou que iria lançar as duas marcas debaixo da empresa Stokehouse Unlimited. Paul junta à sua equipa o antigo presidente da Billabong na Europa, Derek O’Neill, e a dupla promete chegar longe pois tem todos os conhecimentos necessários para lançar uma grande marca.
Não é a primeira vez que um “funcionário” de uma das maiores empresas de surf tenta uma “façanha” destas. Os dois casos mais notáveis são os de Bob Hurley e Doug Spong.
Bob era o Presidente da Billabong nos EUA quando decidiu abandonar a marca e criar a Hurley em 1999. Poucos anos depois vendeu a Hurley à Nike e hoje, com o apoio do gigante do calçado (e não só), parece estar a caminho do topo entre as “grandes” do surfwear.
Já Doug passou pela Rip Curl e também pela Billabong quando decidiu criar a Cult Industries. Em poucos anos, graças aos investimentos do seu fundador, a marca tinha-se tornado global e prometia continuar a crescer. Até que, 10 anos depois de aparecer, acabou abruptamente!
Há mais exemplos, bons e maus, no mercado e só tempo dirá se a V/ssla será uma história de sucesso ou uma pequena fortuna deitada “ao mar”! Sabe mais sobre estas marcas AQUI e AQUI!
Comentários