O Instituto de Treino Desportivo da Universidade Lusófona assinala 10 Anos de Formação de Treinadores de Surf em Portugal. 

São mais de 1,200 treinadores formados de Norte a Sul do país, distribuídos por cerca de 45 turmas nas regiões da Costa da Caparica, Ericeira, Praia Grande, Faro, Portimão, Aljezur e Matosinhos no Porto. Trata-se de uma população bastante heterogénea, desde as faixas etárias, que vão desde os 18 anos aos 55 anos sensivelmente, ao índice de escolaridade, desde o liceu a mestrados e no nível de surf, desde surfistas de iniciação, a surfistas competidores. No global, masculino e feminino, a taxa de conclusão dos cursos ronda os 98%. 

O Diretor do Instituto de Treino Desportivo da Faculdade de Educação Física e Desporto, Prof. Jorge Proença, deixa uma mensagem para todas as turmas:
Para além das normas legais, do plano de estudos e dos conteúdos de cada disciplina, o curso será o que nós quisermos. Pela nossa parte, ele tem que perseguir um objetivo essencial: representar um tempo muito significativo na vossa formação, melhorando conhecimentos e competências e ajudar a tornar-vos melhores treinadores“.

A missão de formar com qualidade constitui a principal orientação, como é habitual em todas as áreas de formação da universidade. Os horários são construídos de forma a respeitar a especificidade de cada unidade curricular e o cumprimento das cargas horárias regulamentadas. Os formatos compõem aulas online e aulas presenciais, sendo sempre privilegiado o presencial que ocupa a maior parte do tempo de cada curso. A equipa de formadores conta com mais de 30 especialistas nas diversas áreas de estudo e do treino, desde a formação geral, à formação específica, e à tutoria e coordenação dos estágios. Persiste uma identidade de “Cursos criados por Surfistas, para Surfistas” e que ilustra bem o percurso da instituição académica com maior envolvimento no surf em Portugal, desde 1996, com diversas iniciativas pioneiras na competição e na formação.

O diretor da formação, Sandro Maximiliano, acrescenta: “Tem sido um percurso fantástico, muito enriquecedor para todos nós, e tem sido muito gratificante saber que estamos a contribuir para melhorar o surf em Portugal. Mas isto dá trabalho, e apesar de ser eu a dirigir e dar a cara pelo projeto, sem uma boa equipa por trás seria impossível obter estes resultados e esta longevidade. Aprendi muita coisa nos últimos 10 anos, e agora, mais do que nunca, eu tenho a certeza que se quisermos valorizar a nossa actividade profissional, se quisermos tornar a profissão de treinador de surf válida junto da comunidade, temos que começar pelo processo de formação. Se banalizarmos o processo de formação, também estamos a banalizar a profissão de treinador, e até a própria modalidade, porque a mensagem que passa para o exterior é de facilitismo e de que qualquer pessoa, facilmente e rapidamente, pode ficar habilitada a ensinar e a treinar surf em Portugal e as coisas definitivamente não devem funcionar assim. A formação de treinadores deve ser levada a sério, não pode ser negligenciada nos seus conteúdos, nas metodologias de avaliação, na escolha dos formadores, no cumprimento de horários e na coordenação de tudo isto. Quem se propõe a formar treinadores tem que acreditar nesta missão. Alguns formatos de cursos que andam por aí honestamente não merecem nenhuma credibilidade, organizar formação de treinadores não devia ser só para ganhar dinheiro. Se queremos valorizar o surf em Portugal, temos que subir a fasquia em tudo o que fazemos no nosso país“.

Nas diversas regiões onde foram realizadas formações de treinadores, houve sempre a presença de parceiros estratégicos que contribuíram da melhor forma para a realização dos cursos. Designadamente, na Costa da Caparica: a Associação de Surf da Costa da Caparica, liderada pelo Miguel Gomes e pelo Paulo Jacinto, com sede na Praia do Marcelino; a Escola Surf Pro na Praia da Mata, a World Surf Store na Praia Nova, e a Caparica Surf Academy e a Casa do Sol, ambas na Praia da Rainha;  em Sintra: a Praia Grande Surf Academia, liderada pelo João Macedo, e o Arribas Sintra Hotel na Praia Grande;  na Ericeira: o Ericeira Surf Clube liderado pelo Miguel Barata de Almeida e o Município de Mafra; em Aljezur: a Odeceixe Surf School liderada pelo David Rosa e o Município de Aljezur;  em Faro: o Clube de Surf de Faro, liderado pelo Manuel Mestre; no Porto: a Onda Pura Surf School, liderada pelo Marcelo Martins, em Matosinhos; em fase de arranque, estão os cursos em Peniche: com o apoio do Peniche Surfing Clube, do Peniche Surf Camp e da Escola de Desporto de Rio Maior.

Entre alunos, formadores e parceiros locais, foram dezenas de testemunhos recolhidos que sinalizaram estes 10 Anos de Formação de Treinadores. 

Parabéns à Universidade Lusófona por uma década incrível dedicada à formação dos treinadores de Surfing. Que este marco se repita por muitos anos de sucesso e excelência no desenvolvimento de profissionais qualificados e dedicados. Contem com o Ericeira Surf Clube nesta caminhada“.
Miguel Barata de Almeida, Presidente do Ericeira Surf Clube.

A Universidade Lusófona encetou um novo patamar na formação e nas metodologias, aumentando sem dúvida a qualidade do ensino do surf em Portugal“. 
Manuel Mestre, Presidente do Clube de Surf de Faro.

Ser formador na Formação Surf e Performance é poder misturar a minha profissão com uma paixão. É ter o privilégio de poder pensar e conversar sobre surf com estes alunos e treinadores“.
Nuno Oliveira, Cirurgião Ortopedista, Médico World Surf League.

Esta formação de treinadores tem sido um pilar na luta pela qualidade do ensino e do treino do surf em Portugal. A Lusófona, mais do que qualquer outra instituição, pode se orgulhar de estar na liderança desta qualidade que caracteriza a formação dos profissionais da última década“.
Pedro Barbudo, Treinador da Seleção Surf da Rússia, Ex-Selecionador Nacional de Surf.

Os cursos de surf são um projeto de sucesso da Universidade Lusófona. Sob a orientação do Sandro Maximiliano, os alunos exploram não apenas as técnicas do desporto, mas também valores do trabalho em equipa e de respeito pelo oceano e pela cultura do surf. Agradecemos à Universidade Lusófona por tornar isso possível. Juntos, estamos moldando uma nova geração de surfistas e treinadores apaixonados e conscientes. Parabéns a todos os envolvidos“.
Miguel Gomes, Presidente da Associação de Surf da Costa da Caparica.

A aprendizagem deve ser, e é uma lição de vida, nunca nos devemos esquecer que cada dia é sempre uma aula diferente“.
João Pedro Parisot “Jójo“, Treinador e Preparador Físico de Surfistas em Meio Aquático.

A Formação de Treinadores Surf e Performance prima pela excelência e rigor, sendo leccionada por docentes com experiências nas diversas áreas do conhecimento. Esta primeira década de formação tem contribuído para uma geração de treinadores de excelência com reconhecimento nacional e internacional. Bem hajam e vamos continuar a trabalhar para um futuro melhor para o ensino e treino do surfing em Portugal“.
João Taborda, Terapeuta População Especial e Treinador Surf Adaptado.

O Instituto de Treino Desportivo da Universidade Lusófona está de parabéns ao comemorar 10 Anos de Formação de Treinadores de Surf. É dignificante para os treinadores o importante contributo dado para o reconhecimento e a credibilidade da profissão, para além do impacto no desenvolvimento da modalidade“.
Francisco “Xixo” Pereira, Treinador da Seleção Surf da Suíça.

Uma honra fazer parte deste projeto/grupo“.
Jorge Gato Ribeiro, Treinador da Seleção Surf da Polónia.

Sou surfista há 25 Anos e treinador há 14 Anos, é extremamente gratificante poder contribuir e passar experiência e conteúdos a todos aqueles que querem aprender e se querem iniciar no treino. Obrigado Lusófona pela oportunidade e contributo que têm dado ao surf“.
Sebastião “Sebas” Furtado, Treinador Surf Competição, Porto.

São 10 Anos de ensino no surf, de surfistas para surfistas. Uma experiência única através da Academia de Surf da Lusófona“.
Bruno Rodrigues, Treinador Surf Competição, Porto.

Agradeço ao Sandro Maximiliano por esta oportunidade que me foi dada, devo-lhe esse acreditar que se transformou em motivação para me organizar e desenvolver o conteúdo que leciono, e sem dúvida que sem este desafio, ainda hoje manteria o meu conhecimento disperso em conceitos e ideias, muitas vezes difíceis de explicar. Toda a comunidade do surf lhe deve um grande agradecimento pela sua força empreendedora, alegria e dedicação que entrega a este projeto, aliás
muito próprio da sua personalidade
“.
Luís Carvalho, Fundador e Shaper da Lacrau Surfboards.

Lusófona, 10 Anos de ensino de surfing, 10 Anos de formação, e aplicação dos manuais de referência criados e desenvolvidos pela FPS. Um percurso de sucesso, uma parceria de continuidade na formação. Que venham mais 10 Anos.”
João Aranha, Presidente da Federação Portuguesa de Surf.

As formações de surf da Lusófona, sob a orientação do professor universitário e surfista Sandrinho Maximiliano, não são somente uma formação de qualidade e de excelência na área do surf, como inclusive, na minha opinião, são uma referência internacional. Acredito que este sucesso resulta na arte de reunir um alargado grupo de formadores, não só com uma experiência incontestável em diferentes áreas do saber desportivo, como o mais surpreendente, com uma entrega e entusiasmo que nos contagia e inspira a nós formandos, para fazermos mais e melhor quando regressamos às nossas, escolas, clubes e treinos.
Ricardo Gonçalves, Treinador e Diretor Future Surfing, Portimão, Algarve.

É com grande satisfação que colaboro com a universidade na criação e partilha de conteúdos didáticos e pedagógicos voltados para a formação de novos treinadores e profissionais do desporto, com o foco na profissionalização do surf e dos indivíduos que actuam neste cenário. Reconheço a importância desta parceria na promoção da excelência e no desenvolvimento contínuo da comunidade desportiva, e estou grato pela oportunidade de contribuir para este processo. Obrigado pela confiança depositada em mim.
Marcelo Martins, Treinador Surf Competição, Diretor Onda Pura, Matosinhos, Porto.

A sorte dá muito trabalho, e ao mesmo tempo protege os audazes, que arriscam, que se esforçam, e que terminam o que se dispõem a começar, a tentar, falhar e voltar a tentar, e cada vez melhor e com mais ferramentas. Obrigado.
Joana Freitas, Treinadora Surf Competição, Diretora Play Surf, Portimão, Algarve.

“Tirar um curso de treinador na Lusófona é acrescentar cultura de surf ao conhecimento desportivo. Uma mais valia sempre! Foi um dos melhores investimentos que fiz na minha carreira” .
Miguel Pedreira, Jornalista especializado em Surf, Treinador de Surf, e Coordenador Surf Sport TV”.

“Parabéns à Universidade Lusófona pelos 10 Anos de excelência na formação dos treinadores. E obrigado pela oportunidade de partilhar toda a minha experiência com uma nova vaga de treinadores de surf, contribuindo para a evolução e desenvolvimento do desporto em Portugal”.
José Manuel Sousa Braga, Ex Seleccionador Nacional de Surf.

São 10 Anos a formar treinadores de surf. Incrível, fazer parte deste legado da Universidade Lusófona e do Sandrinho, que sempre sublinhou a dignidade e a importância da nossa profissão. Uma profissão que envolve, não só a transmissão de conhecimentos técnicos de progressão nas ondas para alunos de todos os níveis e idades, mas também partilhar ensinamentos cívicos de activismo ambiental e de educação sobre o mar e cultura de surf para as futuras gerações“.
João de Macedo, Treinador Surf Competição, Atleta Big Wave Tour da World Surf League.

Alguns dados estatísticos do trabalho até agora realizado, ainda com exclusão das turmas 2023-2024, já estão disponíveis e são agora dados a conhecer. 
Para dar resposta ao crescimento desta comunidade de treinadores, foi criada uma página online “Núcleo de Treinadores de Surf Lusófona” onde são colocadas as principais informações das actividades a desenvolver, designadamente a agenda com as formações mais próximas.

Comentários

Os comentários estão fechados.