Tiago Pires, o primeiro surfista português no Championship Tour da WSL, prepara-se para juntar as escolas de surf de todo o país para a “EDP maior aula de surf do mundo”, ensaiando um recorde do Guinness, por uma boa causa.
Será no próximo dia 23 de junho que Saca irá tentar juntar o maior número de escolas de surf e habilitar-se ao recorde. “Actualmente, o recorde de maior aula de surf está em Sidney, em Bondi Beach, com 320 pessoas a terem uma aula de surf em simultâneo. De acordo com a Federação Portuguesa de Surf, nossa parceira nessa iniciativa, há mais de 200 escolas de surf em Portugal, e temos todas as capacidades de bater esse recorde”.
Com o apoio da EDP, cuja ligação à modalidade tem vindo a consolidar-se ao longo dos últimos anos, e em parceria com a Câmara Municipal de Almada, Tiago Pires irá receber todas as escolas participantes no penúltimo sábado de junho, na Praia da Fonte da Telha.
A recepção será feita a partir das 10h00 da manhã, estando prevista uma limpeza de praia em parceria com a Surfrider Foundation Lisboa. Sendo a principal linha orientadora deste evento o respeito – pelo próximo pelo ambiente, pelo mar –, a seguir à pausa do almoço, haverá uma palestra sobre segurança no mar, formação das ondas e marés e, pelas 15h00 (hora mais próxima da maré vazia), decorrerá finalmente a Maior Aula de Surf do Mundo.
Mais que bater um recorde do Guinness, este evento tem o propósito de ajudar a Operação Nariz Vermelho (ONV), organização que trabalha desde 2002 com crianças hospitalizadas a nível nacional. Cada inscrição neste evento “vale” um nariz vermelho, com o qual todos os participantes irão entrar na água. No final, a organização irá fazer uma doação à ONV e contribuir para o programa de intervenção semanal de palhaços profissionais dentro dos serviços pediátricos de 15 hospitais portugueses.
“Mais do que o recorde do Guinness, que é sempre um marco e algo que cada vez mais temos vindo a fazer em Portugal em vários contextos, queremos que seja um dia bem passado, de convívio entre todos os alunos e professores presentes, por uma boa causa! O surf tem crescido de uma forma impressionante em Portugal, e eu, sendo de certa forma um embaixador desta modalidade, acho importante que se passem mensagens relevantes – o respeito pelo próximo, pelo ambiente, pelo mar – são três aspetos que quero reforçar com esta iniciativa” conclui Tiago Pires.
Comentários