Está de regresso mais uma edição do “Surf Salva”, um projecto que resulta da parceria do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e do Lidl Portugal, que tem por objectivo, de forma positiva, prevenir situações de risco associadas à época balnear, através de acções de sensibilização e de formação que ajudem a prestar auxílio e a reduzir o número de afogamentos. Tal como aconteceu no ano passado, a iniciativa conta com a Liga Portuguesa Contra o Cancro para adicionar o tema da prevenção do cancro de pele. Esta 3ª edição do “Surf Salva” apresenta o “Surf Salva Camp”, um campo de férias destinado a jovens integrados em instituições sociais, contribuindo para a sua integração social e capacitação.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Lidl Portugal associa-se ao ISN para a realização do “Surf Salva”, um projecto que é a #receitaperfeita para um verão mais seguro nas praias de norte a sul do país e que actua em 3 vertentes:

– A formação “Surf Salva”, dirigida a surfistas e praticantes de todos desportos náuticos, consiste na  formação em salvamento e suporte básico de vida, incutindo em todos os participantes uma cultura de segurança activa, dotando-os de conhecimento e técnicas base para socorro a náufragos. Nos últimos 2 anos, 4100 pessoas participaram nesta actividade. Este ano, a iniciativa marcará presença em 30 praias.

– O “Surf Salva para Todos”, com formações gratuitas, direccionadas a todos os banhistas, versa sobre práticas de salvamento e boas práticas a adoptar no mar e será dado em 10 praias.  Na sua primeira edição, o ano passado, acolheu 800 pessoas em 10 praias.

– O “Surf Salva Protecção Solar” visa sensibilizar a população em geral para o risco da exposição solar e necessidade de prevenção do cancro da pele. Desenvolvido em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, esta iniciativa conta com a oferta de chapéus de sol com protecção UV e protectores solares, bem como a realização de rastreios para o diagnóstico precoce de cancro da pele. Esta iniciativa marcará presença em 5 praias ao longo do ano.

A terceira edição do “Surf Salva” teve inicio ontem, dia 30 de Maio, na praia de Carcavelos, contando com a participação especial do Dr. David Szpilman, criador do “Surf Salva” e referência mundial no salvamento aquático (SOBRASA).

Reforçando o seu posicionamento enquanto promotor de práticas positivas, o projecto apresenta uma novidade para este verão, o “Surf Salva Camp“. Esta iniciativa pretende abranger um novo tipo de salvamento: o dos jovens que estão integrados em instituições sociais, através de um campo de férias, serão dotados de ferramentas que os ajudem a estruturar o seu futuro através do Surf, contribuindo para a sua integração social e capacitando-os, simultaneamente, para as práticas de salvamento e valores de cidadania social. O “Surf Salva Camp” tem o actor e ex-nadador Pedro Lima como padrinho e decorre em Carcavelos entre os dias 25 de Junho e 11 de Setembro, destinando-se exclusivamente a jovens referenciados pelo Pensamento Vivo, que serão seleccionados para participar neste projecto piloto.

Para o Comandante Nuno Galhardo Leitão, do Instituto de Socorros a Náufragos, ”O ‘Surf Salva‘ é um projecto que já faz parte da agenda da época balnear. O sucesso e os bons resultados alcançados nas duas edições anteriores revelam o interesse latente dos praticantes de desportos aquáticos, e dos banhistas em geral, em aprender e contribuir para a segurança nas praias, ajudando a salvar de vidas.”

Segundo Vanessa Romeu, directora de comunicação e responsabilidade do Lidl Portugal, “O ‘Surf Salva’ enquadra-se no espírito positivo que define a nossa estratégia de responsabilidade social.  Ao escolher participar no Surf Salva, um surfista ou banhista escolhe preocupar-se com os outros e é isso que promovemos em todas as nossas iniciativas. É com muita satisfação que este ano iniciamos o piloto do  “Surf Salva Camp”, com este projecto pretendemos contribuir para que todos tenham igualdade de oportunidades no acesso ao lazer e ao desporto e utilizar o Surf como um veículo de transmissão de valores de cidadania.

Para mais informações consulte o calendário Surf Salva em www.amn.pt

Para inscrições individuais ou em grupo para o Surf Salva enviar email para isn@amn.pt com o primeiro e último nome e indicação do dia preferencial.

Comentários

Os comentários estão fechados.