Devido aos vários ataques fatais de tubarão na Ilha Reunião, tanto a surfistas como banhistas, o governo decidiu proibir o surf nesta ilha, assim como abater 90 tubarões, medidas que têm causado bastante polémica!…Se por cá temos a sorte de não termos tubarões na nossa costa, ou os que temos são inofensivos, infelizmente a Ilha Reunião tem sido uma das aéreas com maior número de ataques de tubarão nos últimos anos, muitos dos quais fatais.
O mais recente foi a uma jovem de 15 anos que estava de férias com a sua mãe e que nesse momento fazia snorkling a cerca de cinco metros da praia (baía de Saint-Paul). É muito raro os tubarões atacarem tão perto da costa, no entanto, a zona onde a jovem fazia snorkling era uma zona proibida devido ao alto número de tubarões.
Este foi o segundo ataque mortal em 2013 na Ilha Reunião, e faz um total de cinco ataques mortais desde 2011. A grande diferença deste ataque para os restantes, mortais ou não, é que há mais de 30 anos que os ataques acontecem com surfistas, não banhistas.
A notícia correu mundo e, consequência ou não, o governo decidiu, segundo o site da SURFER, banir o surf até dia 1 de Outubro como medida de precaução. Também o bodyboard, assim como nadar, foi banido, sendo apenas permitidas estas actividades nas águas menos profundas e das zonas supervisionadas junto à costa. Quem for apanhado a surfar fora destas zonas permitidas, ou seja, nas ondas que fizeram a Ilha Reunião ter fama mundial e aquelas pelas quais um surfista lá vai, apanhará uma multa de 38 euros, e pode mesmo correr o risco de prisão.
Além desta medida o governo tomou outra: o abate de 90 tubarões – 45 tubarões tigre e 45 tubarões touro, as duas espécies mais associadas aos ataques.
Estas medidas têm provocado opiniões muito diversas entre os locais. Se por um lado há quem diga que vai continuar a surfar, independentemente do risco dos ataques de tubarão, da multa ou da possível prisão, por outro há quem defenda as medidas.
Quem é contra o abate de tubarões alega que já no ano passado se fez o mesmo, apesar de terem sido 20 tubarões, e que a resolução do problema é muito mais complicada que abater tubarões. Há quem alegue que é mesmo preciso tomar medidas para voltar a equilibrar todo o ecossistema, desequilíbrio que terá sido causado por a Ilha Reunião ser declarada uma reserva marinha há seis anos atrás passando a pesca nessa área a ser muito limitada, o que alguns acreditam estar na causa exponencial da proliferação dos tubarões.
O debate irá certamente continuar com argumentos de ambas as frentes mas o melhor é, caso tenhas marcado as tuas férias para ir surfar à Ilha Reunião, repensares na tua vida!
Comentários